DESLOCAMENTOS, OBSERVÂNCIAS E CARTOGRAFIAS NA ARTE CONTEMPORÂNEA (DESLOCC) PARA UMA CIDADE MÚLTIPLA E VÍVIDA

Palavras-chave: Caminhar junto, Arte contemporânea, Arte propositiva, Deslocamentos.

Resumo

O artigo versa sobre as proposições artísticas do grupo de pesquisa DeslOCC (CNPq/UFPel), revelando as táticas para prospectar a cidade de Pelotas e arredores. As produções propositivas apresentadas no texto partem dos Cartões de vista mirantes e os movimentos conjuntos que desencadeiam o ensaio visual Marambaiar, a ação Arte/Rolê no Buzão, a excursão em Monte Bonito e as cartografias Cartas Moventes. Os processos são descritos e são considerados os teóricos Francesco Careri, Michel de Certeau e a produção artística de Gabriel Orozco e Hélio Fervenza, evidenciando as maneiras pelas quais a cidade, a vizinhança, vai sendo reinventada e ampliada, ao instaurar um modo de fazer arte no extremo sul do Brasil.Palavras-chave: Caminhar junto; Arte contemporânea; Arte propositiva; Deslocamentos.Displacements, Observances and Cartographies in Contemporary Art (DeslOCC) for a Vivid and Manyfold CityAbstract: The article discusses artistic propositions of the research group DeslOCC (CNPq/UFPel), revealing artistic tactics used to prospect the city of Pelotas and surroundings. The art productions presented begin with the Cartões de vista mirantes and the movements in group that trigger the visual essay Marambaiar, the action Arte/Rolê no Buzão, an excursion in Monte Bonito and the cartographies Cartas Moventes. Art processes are described, while considering theorists Francesco Careri, Michel de Certeau, as well as art productions by Gabriel Orozco and Hélio Fervenza, highlighting the ways in which the city, the neighborhood, has been reinvented and expanded, by establishing ways of making art in the extreme south of Brazil. Keywords: Walk together; Contemporary art; Propositive art; Displacements.

Biografia do Autor

Eduarda (Duda) Azevedo Gonçalves, Universidade Federal de Pelotas
Artista visual, doutora em artes visuais, ênfase em poéticas visuais pelo PPGAVI/IA/UFRGS. Professora Associada dos Cursos de Graduação e Mestrado em Artes Visuais do Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas (UFPel)- RS. Coordenadora do PPG Mestrado em Artes Visuais da Universidade Federal de Pelotas (2017-2021/ UFPel). Líder do Grupo de Pesquisa Deslocamentos, Observâncias e Cartografias contemporâneas - DeslOCC (UFPel/CNPQ). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Veículos da Arte (UFRGS/CNPQ) e OCA: Outreidade, Colaboração, Artes (UFSB/CNPq). Artista visual, doutora em artes visuais, ênfase em poéticas visuais pelo PPGAVI/IA/UFRGS. Professora Associada dos Cursos de Graduação e Mestrado em Artes Visuais do Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas (UFPel)- RS. Coordenadora do PPG Mestrado em Artes Visuais da Universidade Federal de Pelotas (2017-2021/ UFPel). Líder do Grupo de Pesquisa Deslocamentos, Observâncias e Cartografias contemporâneas - DeslOCC (UFPel/CNPQ). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Veículos da Arte (UFRGS/CNPQ) e OCA: Outreidade, Colaboração, Artes (UFSB/CNPq). Membro do Comitê de Poéticas Artísticas da ANPAP.

Referências

BENJAMIN, Walter. Passagens. Belo Horizonte: UFMG, 2009.

CERTEAU, Michel. A invenção do cotidiano. Petrópolis/RJ: Vozes, 2009.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs. Vol.1, São Paulo: Ed.34, 1996.

FERVENZA, Hélio. O + é deserto. São Paulo: Escrituras Editora, 2003.

GONÇALVES, Eduarda. As formas de apresentação da obra em formato de cartão e suas implicações. In: Anais da 17° do Encontro Nacional da Associação Nacional de pesquisadores em Artes Plásticas: Panorama da Pesquisa em Artes Visuais. Florianópolis: EDUSC, 2008.

Disponível em: http://anpap.org.br/anais/2008/artigos/153.pdf

GONÇALVES, Eduarda, MONSELL, Alice. DeslOCC para Marambaiar: roteiros, narrativas e espaços de artista. In: Paralelo 31, edição 6, junho. V.2, 2016, disponível em https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/paralelo/article/ view/10197/6718# acessado em 29 de maio de 2020.

HAN, Byung-Chul. Sociedade do cansaço. São Paulo: Vozes, 2015.

OITICICA, Hélio. Aspiro ao grande labirinto. Rio de janeiro: Rocco, 1986.

RANCIÈRE, Jacques. A partilha do sensível. São Paulo: Editora 34, 2005.

ROSENTHAL, Marianne, GONÇALVES, Eduarda. Marambaia: história, memória e poética In: XIII Seminário de História da Arte, 2014 disponível em: file:///C:/Users/Eduarda/Downloads/4810-13791-1-PB.pdf, acessado em 30 de maio de 2020.

SOLNIT, Rebecca. A história do caminhar. São Paulo: Martins Fontes, 2016.

Publicado
2022-10-24
Como Citar
Gonçalves, E. (Duda) A. (2022). DESLOCAMENTOS, OBSERVÂNCIAS E CARTOGRAFIAS NA ARTE CONTEMPORÂNEA (DESLOCC) PARA UMA CIDADE MÚLTIPLA E VÍVIDA. Paralelo 31, 1(18), 176. https://doi.org/10.15210/p31.v2i18.22667
Seção
ARTIGOS Dossiê Artes e Convívio