Diante das cisões: cinema e luta por moradia
Resumo
O artigo discute a relação entre cinema e práticas moradoras. Primeiro, situa uma questão larga, a íntima relação entre cinema e morada. Em seguida, enfatiza a luta por moradia e o engajamento face a cisões na nossa experiência social. Propomos um cotejo entre os filmes: A cidade é uma só? (2011), de Adirley Queirós, e Na Missão, com Kadu (2016), de Pedro Maia de Brito, Aiano Bemfica e Kadu Freitas. Sublinhamos as articulações entre o cinema e a ação política diante das violências perpetradas pelo Estado às condições de moradia de populações.Palavras-chave: Morada; Moradia; Cisões; Cinema. Before Splitting: Cinema and the Struggle for Housing Abstract: The article discusses the relationship between cinema and dwelling practices. First, it poses a broad question, the intimate relationship between cinema and dwelling. It then emphasizes the struggle for housing and the engagement in the face of splits in our social experience. We propose a comparison between the f ilms: A cidade é uma só? (2011), de Adirley Queirós, and Na missão, com Kadu (2016), de Pedro Maia de Brito, Aiano Bemf ica, Kadu Freitas. We emphasize the articulations between cinema and political action in the face of violence perpetrated by the State on the housing conditions of populations. Keywords: Dwelling; Housing; Splits; Cinema.Downloads
Referências
BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas I. magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. 7.ed. São Paulo: Brasiliense, 1994.
BRASIL, André. Quando o antecampo se avizinha: duas notas sobre o engajamento em A cidade é uma só?. Negativo, Brasília, v.1, n.1, 2013.
______. Rumo a terra do povo do raio: retomada das imagens, retomada pelas imagens em Martírio e Ava Yvy Vera. Trabalho apresentado ao Grupo de Trabalho Estudos de Cinema, Fotografia e Audiovisual do XXVII Encontro Anual da Compós, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 05 a 08 de junho de 2018.
BUTLER, Judith. Quadros de guerra: quando a vida é passível de luto? Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2015.
CÉSAR, Amaranta. Que lugar para a militância no cinema brasileiro contemporâneo? Interpelação, visibilidade e reconhecimento. Revista Eco- Pós: Dossiê Imagens do Presente, v.20, n.2, 2017.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Imagens apesar de tudo. Lisboa: KKYM, 2012.
FABIÃO, Eleonora. Performance e teatro: Poéticas e Políticas da Cena Contemporânea. Sala Preta (USP), v. 8, p. 235-246, 2008.
FRANÇA, Andréa. A reencenação no cinema documentário. Matrizes (USP. Impresso), v. 04, p. 149-162, 2010.
INGOLD, Tim. Faire: Anthropologie, archéologie, art et architecture. Paris, Éditions Dehors, 2017.
KIMO, P. Olha a nossa situação aqui: nós, espectadores, na missão com Kadu. In: VALE, G. C. (org.). Catálogo do forumdoc.bh.20 anos. Festival do Filme Documentário e Etnográfico, Fórum de Antropologia e Cinema. 1ed. Belo Horizonte: Filmes de Quintal, 2016, p. 50-52.
MESQUITA, Cláudia. Um drama documentário? Atualidade e história em 'A cidade é uma só?'. Devires - Cinema e humanidades, v. 8, p. 50-71, 2012.
MOMBAÇA, Jota. Rumo a uma redistribuição desobediente de gênero e anticolonial da violência! In: Oficina de imaginação política. Publicação comissionada pela Fundação Bienal de São Paulo em ocasião da 32a Bienal de São Paulo - Incerteza Viva, 2016.
QUEIRÓS, Adirley. Entrevista Mostra Aurora. Entrevista de Adirley Queirós publicada no 15ª edição da Mostra de Cinema de Tiradentes. Tiradentes, 2012 (catálogo).
Os autores de trabalho(s) submetido(s) à Paralelo 31 autorizam sua publicação em meio físico e eletrônico, unicamente para fins acadêmicos, sem fins lucrativos ou custo, podendo ser reproduzidos desde que citada a fonte (Paralelo 31). Os mesmos, atestam sua orignalidade, autoria e ineditismo.
data de submissão
Declaration of Copyright
The author presents his/her submission to the periodical Paralelo 31 authorize(s) publication in physical and electronic media, solely for academic purposes, at no cost to the publisher, are aware that future citations of the work are permitted as long as Paralelo 31 is cited as primary source. The authors also attest that the work has never been published and is an original work by the stated author(s). (data de submissão)