Intervenções urbanas: o processo criativo no contexto artístico contemporâneo

Palavras-chave: Complexidade, cartografia, arte contemporânea, processos de criação, método cartográfico.

Resumo

Pretende-se investigar as condições criativas que se realizam por meio das artes interativas e contemporâneas, no contexto da complexidade, interação, colaboração e com base nas tecnologias emergentes. Ao acompanhar o processo criativo de vários projetos de intervenções urbanas, busca-se levantar dados, para mapear e cartografar territórios que se vinculam às práticas artísticas, de entretenimento e de gestão pública, enfatizando as emergências de padrões estéticos, poéticos e diferentes formas de significação por meio das narrativas digitais. Serão analisadas três intervenções artísticas: Air City: arte#ocupaSM-2012-2013, realizada em Santa Maria – RS, ZL Vórtice, na Zona Leste da cidade de São Paulo – SP e ParaTy - Trilha dos Sete Degraus, na cidade de Paraty – RJ, todas no Brasil. As obras artísticas foram analisadas com base no “Método Cartográfico”, criado por Gilles Deleuze e Félix Guattari (1995) que abordam as dimensões da subjetividade, criatividade e elaboração do conhecimento. Acredita-se que a “desprogramação de processos” por meio da incorporação do imprevisível, apresenta componentes estéticos e poéticos que podem ser destacados ao observarmos os aspectos que compõem estas intervenções.Palavras-chave: Complexidade; cartografia; arte contemporânea; processos de criação; método cartográfico. Urban Interventions: Creative process in the context of contemporary artAbstract: The aim is to investigate the creative conditions which occur through interactive and contemporary arts, in the context of complexity, interaction, collaboration and based on emerging technologies. As we follow the creative process of various urban interventions projects, we seek to collect data to map and [cartographically] map territories that are linked to artistic, entertainment and public management practices, emphasizing the emergence of aesthetic, poetic and differing forms of meaning in digital narratives. Three artistic interventions presented in Brazil will be analyzed: Air City: arte#ocupa-SM/2012-2013, in the city of Santa Maria – RS, ZL Vórtice in the East Zone of the city of São Paulo, SP and ParaTy-Trilha dos Sete Degraus, in the city of Paraty, RJ. The art works were elaborated based on the "Cartographic Method", created by Gilles Deleuze and Félix Guattari (1995) that approach the dimensions of subjectivity, creativity and knowledge elaboration. It is believed that the "deprogramming of processes" through the incorporation of the unpredictable presents aesthetic and poetic components which may be highlighted by observing the aspects that make up these interventions. Keywords: Complexity; Cartography; Contemporary art; Creative processes; Cartographic method.

Biografia do Autor

Hermes Renato Hildebrand, Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP e Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo/ PUCSP (2001) e Mestrado em Multimeios pela Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP (1994). Professor da UNICAMP e PUCSP e coordenador do Programa de Pós- Graduação do Tecnologia da Inteligência e Design Digital/ TIDD/PUCSP. Trabalha nas áreas de educação, comunicação, artes e jogos eletrônicos, com ênfase na produção de instalações interativas e interfaces tecnológicas e sistemas digitais. Obteve Menção Honrosa do Prêmio Sergio Motta (2005) e vencedor do 6º Prêmio Sergio Motta de melhor instalação interativa da Secretaria do Estado de São Paulo com o grupo SCIArts (2007). Parecerista Ad hoc da PUCSP, UNICAMP, FAPESP e FAEPEX (UNICAMP).
Adeline Gabriela Silva Gil, Universidade de Araraquara/UNIARA
Doutorado em Artes Visuais pela UNICAMP, Mestrado em Comunicação Midiática pela FAAC - UNESP. Atuou como coordenadora e docente no Bacharelado em Design com habilitação em Design Digital no Centro Universitário de Araraquara - UNIARA. Professora na Universidade de Araraquara e designer com experiência nas áreas de Design e Comunicação, com ênfase em Design Digital, atuando nas áreas de cultura participativa, processos de codesign, design da experiência do usuário e filosofia do design. 
Daniel Paz de Araújo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo/ PUC/SP.
Doutorado em Artes Visuais pela Universidade Estadual de Campinas/ UNICAMP. Mestrado em Tecnologias de Inteligência e Design Digital pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo/ PUC/SP. Especialização em E-Management Tecnologia da Informação pela Fundação Getulio Vargas ( FGV-SP). Gestor de Laboratório de Fabricação Digital Mescla na Pontifícia Universidade Católica de Campinas/PUC-Campinas. Professor, atua como coordenador nos cursos de Jogos Digitais e Sistemas de Informação da PUC-Campinas e no Curso de Extensão de Design da UNICAMP. Agilista certificado como Scrum Master e Scrum Product Owner. Atua na liderança de equipes no planejamento, design, desenvolvimento e entrega de software para dispositivos móveis, web, IoT e games.

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Publicado
2022-06-15
Como Citar
Hildebrand, H. R., Silva Gil, A. G., & de Araújo, D. P. (2022). Intervenções urbanas: o processo criativo no contexto artístico contemporâneo. Paralelo 31, 1(18), 202. https://doi.org/10.15210/p31.v2i18.23766
Seção
ARTIGOS Dossiê Artes e Convívio