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Resumo

Paragem das conchas –uma travessia por terra, água e arParagem das Conchas -A crossing by land, water and airResumo: O artigo apresenta experiências artísticas ocorridas no território daParagem das Conchas, em Osório-RS, sob a perspectiva da fenomenologia dapaisagem, observando a natureza e escutando diferentes grupos e agentesda comunidade local. Emergem açõ es coletivas a partir da minha atuaçãocomo articuladora/propositora, promovendo um diálogo entre arte, biologia,geografia, história e filosofia. Reflito sobre as exposições Expedição pelaParagem das Conchas, Soçobro, Olho d'água e Travessia por terra, águae ar, nas quais apresentei pinturas, desenhos, textos, fotografias, vídeos einstalações, concebendo paisagens reais e imaginárias. Ao refletir sobreessas experiências, considero alguns pensamentos de Martin Heidegger eCharles Baudelaire, a poesia de Mestre Alberto Caeiro, os processos de PaulCèzanne, as lendas e os atlas botânicos, que concedem um conjunto desentidos às obras de arte.Palavras-chave: Paragem das Conchas-RS; Paisagem; Ação coletiva; Diálogo.Abstract: The article presents artistic experiences that took place inthe territory of Paragem das Conchas, in Osório-RS, considering thephenomenology of landscape, observing nature and listening to differentgroups and agents in the local community. Collective actions emerge from mywork as an articulator/proposer, promoting a dialogue between art, biology,geography, history and philosophy. I reflect on the exhibitions Expeditionthrough Paragem das Conchas, Soçobro, Olho d'água and Crossing by land,water and air, in which I presented paintings, drawings, texts, photographs,videos and installations that conceive real and imaginary landscapes. As Ireflect on these experiences, I consider some thoughts in Martin Heideggerand Charles Baudelaire, the poetry of Mestre Alberto Caeiro, processesof Paul Cèzanne, legends and botanical atlases, which concede certainmeanings to these works of art.Keywords: Paragem das Conchas-RS, Brazil; Landscape; Collective Action; Dialogue. 

Biografia do Autor

Lilian Maus Junqueira, Instituto de Artes da Universidade Federal de Rio Grande do Sul/ UFRGS.
Artista e professora doInstituto de Artes daUniversidade Federalde Rio Grande do Sul/UFRGS. Doutorado emArtes Visuais com ênfaseem Poéticas Visuais eMestrado em História,Teoria e Crítica da Artedo Programa de Pósgraduaçãoem ArtesVisuais (PPGAV/IA/UFRGS).Realiza exposiçõesno âmbito nacional einternacional. Publicaçõesde livros incluem:A Palavra está com elas:diálogos sobre a inserçãoda mulher nas artesvisuais (Panorama Crítico,2014) e Estudos sobrea terra (Editora Azulejo,2017). Atuou como gestorado espaço artísticoAtelier Subterrânea (PortoAlegre, 2006-2015).

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Como Citar
Junqueira, L. M. (1). rr. Paralelo 31, 2(13), 238. Recuperado de https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/paralelo/article/view/23767
Seção
ARTIGOS Dossiê Artes e Convívio