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Resumo

Paragem das conchas –
uma travessia por terra, água e ar
Paragem das Conchas -
A crossing by land, water and air
Resumo: O artigo apresenta experiências artísticas ocorridas no território da
Paragem das Conchas, em Osório-RS, sob a perspectiva da fenomenologia da
paisagem, observando a natureza e escutando diferentes grupos e agentes
da comunidade local. Emergem açõ es coletivas a partir da minha atuação
como articuladora/propositora, promovendo um diálogo entre arte, biologia,
geografia, história e filosofia. Reflito sobre as exposições Expedição pela
Paragem das Conchas, Soçobro, Olho d'água e Travessia por terra, água
e ar, nas quais apresentei pinturas, desenhos, textos, fotografias, vídeos e
instalações, concebendo paisagens reais e imaginárias. Ao refletir sobre
essas experiências, considero alguns pensamentos de Martin Heidegger e
Charles Baudelaire, a poesia de Mestre Alberto Caeiro, os processos de Paul
Cèzanne, as lendas e os atlas botânicos, que concedem um conjunto de
sentidos às obras de arte.
Palavras-chave: Paragem das Conchas-RS; Paisagem; Ação coletiva; Diálogo.

Abstract: The article presents artistic experiences that took place in
the territory of Paragem das Conchas, in Osório-RS, considering the
phenomenology of landscape, observing nature and listening to different
groups and agents in the local community. Collective actions emerge from my
work as an articulator/proposer, promoting a dialogue between art, biology,
geography, history and philosophy. I reflect on the exhibitions Expedition
through Paragem das Conchas, Soçobro, Olho d'água and Crossing by land,
water and air, in which I presented paintings, drawings, texts, photographs,
videos and installations that conceive real and imaginary landscapes. As I
reflect on these experiences, I consider some thoughts in Martin Heidegger
and Charles Baudelaire, the poetry of Mestre Alberto Caeiro, processes
of Paul Cèzanne, legends and botanical atlases, which concede certain
meanings to these works of art.
Keywords: Paragem das Conchas-RS, Brazil; Landscape; Collective Action; Dialogue.

 

Biografia do Autor

Lilian Maus Junqueira, Instituto de Artes da Universidade Federal de Rio Grande do Sul/ UFRGS.

Artista e professora do
Instituto de Artes da
Universidade Federal
de Rio Grande do Sul/
UFRGS. Doutorado em
Artes Visuais com ênfase
em Poéticas Visuais e
Mestrado em História,
Teoria e Crítica da Arte
do Programa de Pósgraduação
em Artes
Visuais (PPGAV/IA/UFRGS).
Realiza exposições
no âmbito nacional e
internacional. Publicações
de livros incluem:
A Palavra está com elas:
diálogos sobre a inserção
da mulher nas artes
visuais (Panorama Crítico,
2014) e Estudos sobre
a terra (Editora Azulejo,
2017). Atuou como gestora
do espaço artístico
Atelier Subterrânea (Porto
Alegre, 2006-2015).

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Como Citar
Junqueira, L. M. (1). rr. Paralelo 31, 2(13), 238. Recuperado de https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/paralelo/article/view/23767
Seção
ARTIGOS Dossiê Artes e Convívio

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