rr
Resumo
Paragem das conchas –uma travessia por terra, água e arParagem das Conchas -A crossing by land, water and airResumo: O artigo apresenta experiências artísticas ocorridas no território daParagem das Conchas, em Osório-RS, sob a perspectiva da fenomenologia dapaisagem, observando a natureza e escutando diferentes grupos e agentesda comunidade local. Emergem açõ es coletivas a partir da minha atuaçãocomo articuladora/propositora, promovendo um diálogo entre arte, biologia,geografia, história e filosofia. Reflito sobre as exposições Expedição pelaParagem das Conchas, Soçobro, Olho d'água e Travessia por terra, águae ar, nas quais apresentei pinturas, desenhos, textos, fotografias, vídeos einstalações, concebendo paisagens reais e imaginárias. Ao refletir sobreessas experiências, considero alguns pensamentos de Martin Heidegger eCharles Baudelaire, a poesia de Mestre Alberto Caeiro, os processos de PaulCèzanne, as lendas e os atlas botânicos, que concedem um conjunto desentidos às obras de arte.Palavras-chave: Paragem das Conchas-RS; Paisagem; Ação coletiva; Diálogo.Abstract: The article presents artistic experiences that took place inthe territory of Paragem das Conchas, in Osório-RS, considering thephenomenology of landscape, observing nature and listening to differentgroups and agents in the local community. Collective actions emerge from mywork as an articulator/proposer, promoting a dialogue between art, biology,geography, history and philosophy. I reflect on the exhibitions Expeditionthrough Paragem das Conchas, Soçobro, Olho d'água and Crossing by land,water and air, in which I presented paintings, drawings, texts, photographs,videos and installations that conceive real and imaginary landscapes. As Ireflect on these experiences, I consider some thoughts in Martin Heideggerand Charles Baudelaire, the poetry of Mestre Alberto Caeiro, processesof Paul Cèzanne, legends and botanical atlases, which concede certainmeanings to these works of art.Keywords: Paragem das Conchas-RS, Brazil; Landscape; Collective Action; Dialogue.Referências
BELÉM, Fabiana Rodrigues. Do seixo ao zoólito – a indústria lítica dos
sambaquis do Sul Catarinense. Aspectos formais, tecnológicos e funcionais.
São Paulo: USP, 2012, Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa
de Pós-Graduação em Arqueologia do Museu de Arqueologia e Etnologia da
Universidade de São Paulo - USP.
CAEIRO, Alberto (heterônimo de Fernando Pessoa). O guardador de
rebanhos. Disponível em: http://arquivopessoa.net/textos/617. Acesso em:
de setembro de 2016.
COLLOT, Michel. Poética e filosofia da paisagem. Rio de Janeiro: Editora
Oficina Raquel, 2013.
CUNHA, Lauro Pereira da. Índios Xoklengs e Colonos no Litoral Norte do
Rio Grande do Sul (séc. XIX). Porto Alegre: Evangraf, 2012.
HARUM, Marcio. Olho d'água. Texto de exposição publicado em Outubro
de 2018. Disponível em: http://www.lilianmaus.art.br/portfolio/olho-dagua/
.Acesso em: 15 de abril de 2019.
HOLANDA, Sérgio Buarque de. Visão do paraíso: motivos edênicos no
descobrimento e colonização do Brasil. São Paulo: Brasiliense; Publifolha, 2000.
______. Raízes do Brasil. São Paulo, Companhia das Letras, 1998, p. 137.
MAUS, Lilian. Estudos sobre a terra. Porto Alegre: Azulejo, 2017.
SILVA, Marina Raymundo da. Navegação lacustre Osório-Torres. Lacustre
Osório-Torres. Porto Alegre: Evangraf, 2014.
SÜSSEKIND, Flora. O Brasil não é longe daqui: o narrador, a viagem. São
Paulo: Companhia das Letras, 1990.
OSÓRIO - UMA CIDADE ENLUTADA: 18 vidas desapareceram com o "Bento
Gonçalves", nas águas da Lagoa da Pinguela. Correio do Povo, Porto Alegre,
set. 1947, p.4-16.
PONGE, Francis. A mimosa. Brasília: UnB, 2003.
TRESPACH, Rodrigo. Cidade dos ventos: Textos selecionados (20 crônicas
histórico-jornalísticas). Porto Alegre: Pragmatha, 2014.
Os autores de trabalho(s) submetido(s) à Paralelo 31 autorizam sua publicação em meio físico e eletrônico, unicamente para fins acadêmicos, sem fins lucrativos ou custo, podendo ser reproduzidos desde que citada a fonte (Paralelo 31). Os mesmos, atestam sua orignalidade, autoria e ineditismo.
data de submissão
Declaration of Copyright
The author presents his/her submission to the periodical Paralelo 31 authorize(s) publication in physical and electronic media, solely for academic purposes, at no cost to the publisher, are aware that future citations of the work are permitted as long as Paralelo 31 is cited as primary source. The authors also attest that the work has never been published and is an original work by the stated author(s). (data de submissão)