CENTRO COMPACTO DE DEVANEIO CIDADE – RIO. A casa da avó como espaço alternativo na arte contemporânea
Resumo
O artigo aborda a pesquisa e a produção poética realizada em coautoria com a artista Anieli Martins, cocriadora do Centro Compacto de Devaneio: laboratório poético, localizado na cidade de Pedro Osório-RS. Discuto os encontros com os moradores e as experiências no Centro e em outros lugares da cidade, como a elaboração e distribuição de impressos múltiplos, panfletos, adesivos e a ação Propagandeando Poesia, realizada com uma bicicleta sonora. A instauração deste lugar e de suas ações levanta questões relativas à cidade de Pedro Osório, suas especificidades geográficas e sua condição de região atravessada pelo rio Piratini, que seguidamente transborda. Evidenciamos os laços com uma arte que se realiza em contexto real, no espaço urbano e em situações existentes. O desenvolvimento de minha produção poética emerge da relação estabelecida - junto a Anieli - com a cidade, o rio, as pessoas e as memórias. Levantamos como essa produção inserida em seu corpo social e em locais específicos também possa ser apresentada em outros locais (como galerias), com o interesse de ativar o rio e sua potência de transbordar história e marcas sensíveis.Palavras-chave: Centro Compacto de Devaneio; Rio Piratini; Arte Contextual. COMPACT DAYDREAMING CENTER City - River Grandma’s House as an Alternative Space for Contemporary ArtAbstract: This article addresses the research and poetic production carried out in co-authorship with the artist Anieli Martins, co-creator of the Compact Center of City Daydreaming: a poetic laboratory, located in the city of Pedro Osório, Rio Grande do Sul (RS), Brazil. I discuss the meetings with residents and the experiences at the Center and actions at other urban locations, such as the elaboration and distribution of multiples, printed matter, stickers and the action Propaganding Poetry, performed using a sonorous bicycle. The establishment of this Center and its actions raises questions related to the city of Pedro Osório, its geographical specificities and its condition as a region crossed through by the Piratini River, which often overflows. We highlight the ties with an art that takes place in a real context, in urban space and in existing situations. The development of my poetic production emerges from the relationship established - together with Anieli - with the city, the river, people and memories. We raise the question of this production inserted in its social body and in specific places, also being presented in other places (such as galleries), with the interest of activating the river and its power to overflow history and sensitive signs.Keywords: Compact Daydream Center; Piratini River; Contextual Art.Downloads
Referências
ARDENNE, Paul. Un arte contextual: creación artística em medio urbano, em situación, de intervención, de participación. Murcia: Cendeac, 2006.
BARROS, Manoel. Poesia completa. São Paulo: Editora Leya, 2013.
BACHELARD, Gaston. A poética do devaneio. São Paulo: Martins Fontes, 1988.
_______. A poética do espaço. São Paulo: Martins Fontes, 1993.
_______. A água e os sonhos: ensaios sobre a imaginação da matéria. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
BENTO, Genes Leão. Raízes de nossa história. Pedro Osório: Ed. do autor, 2005.
BRANDÃO, Ludmila. Deslocamentos contemporâneos: Notas sobre memória e arte. In: Ciência e Cultura, vol.64 no.1 São Paulo Jan. 2012. Disponível em: http://cienciaecultura.bvs.br/pdf/cic/v64n1/20.pdf . Acesso em: 11/04/2017.
CARERI, Francesco. Walkscapes: O caminhar como prática estética. São Paulo: Editorial Gustavo Gili, 2013.
CARDOSO, Sérgio. O olhar do viajante (do etnólogo).In: Olhar. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.
CERTEAU, Michel. A invenção do cotidiano. 1. Artes de fazer. Petrópolis: Vozes, 2009.
CAMPBELL Brígida; Terça-Nada!, Marcelo. Intervalo, respiro, pequenos deslocamentos - Ações poéticas do Poro. São Paulo: Radical Livros, 2011.
CAMPBELL, Brígida. Arte para uma cidade sensível. São Paulo: Invisíveis produções, 2015.
COSTA, Luiz Cláudio (org.). Dispositivos de registros na arte contemporânea. Rio de Janeiro: FAPERJ, 2009.
CALVINO, Italo. As cidades invisíveis. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.
CORTAZÁR, Julio. Histórias de cronópios e de famas. Rio de Janeiro: BestBolso, 2013.
FREIRE, Cristina. Paulo Bruscky: Arte, arquivo e utopia. São Paulo: Cia Ed. de Pernambuco, 2006.
______. Poéticas do processo: Arte conceitual no museu. MAC/USP. São Paulo: Iluminuras, 1989.
KESTER, Grant H. Colaboração, arte e subculturas. In: CadernoVB02_p.10-35_ Pdf Disponível em: <http://communitybasedpractices.pbworks.com/f/Kester-collaboration_art_and_subcultures.pdf > Acesso em: 08/04/2020.
MARIA, Frei Cândido. Rebelião das águas em Pedro Osório (Ex–Olimpo e Cerrito).Porto Alegre: EditoraTipografiaChampagnat, 1960.
MORRIS, Catherine. Food: an exhibition by White Columns. New York. White Columns. 2000.
MAGALHÃES, Manoel Luiz. Guerra silenciosa. Pedro Osório: Ed. do autor, 1992.
PAIM, Claudia. Táticas de artistas na América Latina: Coletivos, iniciativas coletivas e espaços autogestionados. Porto Alegre: Panorama Crítico, 2012.
ROCHA, Michel Zózimo. Estratégias expansivas. Publicações de artistas e seus espaços moventes. Porto Alegre: M.Z. Rocha, 2011.
REGALDO, Fernanda; ANDRÉS, Roberto. Guia morador Belo Horizonte. Belo Horizonte: Editora piseagrama, 2013.
REY, Sandra. Da prática à teoria: três instâncias metodológicas sobre a pesquisa em poéticas visuais. in Porto Arte, Porto Alegre, v.7. n.13. p.81-95, nov.1996.
SMITHSON, Robert. Um passeio pelos monumentos de Passaic, Nova Jersey. In: Arte & ensaios, Revista do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais - EBA . Rio de Janeiro: UFRJ, ano XVII, número 19, 2009. Disponível em: http://www.eba.ufrj.br/ppgav/doku. php?id=revista:arte_e_ensaios Acesso em 15 maio 2021.
SALGUEIRO, Valéria. Grand Tour: uma contribuição à história do viajar por prazer e por amor à cultura. In: Revista Brasileira de História, São Paulo, vol.22, número 44, 2002.
SANTOS, Maria Ivone. Diante da perda do arquivo: reinvenções e narrativas da memória. In: Revista Crítica Cultural, UNISUL. Disponível em:https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Critica_Cultural/ article/view/140 Acesso em: 08/04/2020.
______. A cidade, o arroio, o lago e alguns apagamentos: A observação como processo artístico e espaço crítico. In: Revista AusArt 2. Disponível em:<https://ojs.ehu.eus/index.php/ausart/article/view/12053 > Acesso em: 08/04/2020.
WOOLF. Virginia. Tomaz Tadeu (org.) O tempo passa. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013.
Sítios
Lotes Vagos. http://lotevago.blogspot.com.br/. Acesso em: 03/02/2017.
Poro. http://poro.redezero.org/. Acesso em: 03/02/2017.
Raquel Stolf. http://www.raquelstolf.com/. Acesso em: 10/03/2017.
http://muvi.advant.com.br/artistas/r/raquel_stolf/grilo.htm. Acesso em 30/04/2018.
Os autores de trabalho(s) submetido(s) à Paralelo 31 autorizam sua publicação em meio físico e eletrônico, unicamente para fins acadêmicos, sem fins lucrativos ou custo, podendo ser reproduzidos desde que citada a fonte (Paralelo 31). Os mesmos, atestam sua orignalidade, autoria e ineditismo.
data de submissão
Declaration of Copyright
The author presents his/her submission to the periodical Paralelo 31 authorize(s) publication in physical and electronic media, solely for academic purposes, at no cost to the publisher, are aware that future citations of the work are permitted as long as Paralelo 31 is cited as primary source. The authors also attest that the work has never been published and is an original work by the stated author(s). (data de submissão)