Palavras-chave:
autorretratos; desfoque; fotografia; pintura.
Resumo
Este artigo discute a produção de autorretratos nas linguagens da fotografia e da pintura a partir da produção de duas artistas visuais. Propõem-se a produzir de forma interseccionada e dialética seus autorretratos e refletir sobre este gênero na contemporaneidade. Empregam-se as noções de autorretrato a partir da autora Annateresa Fabris em diálogo com a autora Eduarda Neves. Laura Flores aborda contrassensos entre as linguagens da fotografia e da pintura na representação de imagens, evidenciando o desfoque. Abstract: This article discusses the production of self-portraits in the languages of photography and painting based on the production of two visual artists. They propose to produce their self-portraits in an intersecting and dialectical way and reflect on this genre in contemporary times. The notions of self-portrait are used from the author Annateresa Fabris in dialogue with the author Eduarda Neves. Laura Flores addresses contradictions between the languages of photography and painting in the representation of images, highlighting the blur.
Biografia do Autor
Carmen Sansone, Universidade Federal de Pelotas - UFPel, Pelotas-RS, Brasil
Artista, pesquisadora e pós-graduanda em Especialização em Artes pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Bacharel em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2022) e em Nutrição pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1984). Atua em extensão e pesquisa em gravura (Grupo NAI) e em pintura (Grupo STUDIOP). Foi bolsista de Iniciação Científica CNPq. O tema de sua poética é o retrato e autorretrato, desenvolvido a partir de linguagens de pintura, fotografia e vídeo. Participa de exposições coletivas, exposição individual no CCCEV (Porto Alegre, RS, 2016).
Ariane Tietböhl, Universidade Federal de Pelotas-UFPel. Pelotas-RS, Brasil
Docente da rede Estadual de ensino, em Porto Alegre. Especialização em Artes pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e em Teatro e Educação pelo Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG). Artista e pesquisadora graduada nos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS, 2017; 2022). Participou do PIBID/CAPES de Licenciatura em Artes Visuais (2016). Atua em exposições coletivas.
Niura A. Legramante Ribeiro, PPGAV/Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, Porto Alegre-RS, Brasil
Doutora em História, Teoria e Crítica da Arte, pelo PPGAV/Instituto de Artes da UFRGS. Estágio doutoral na Université Paris-I, Panthèon Sorbonne, com o prof. Dr. Michel Poivert; Mestre em Artes pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Professora no Programa de Pós-graduação em Artes Visuais e no Departamento de Artes Visuais nos cursos de Bacharelado em História da Arte, Bacharelado e Licenciatura em Artes Visuais/UFRGS. Coordenadora Substituta do PPGAV/UFRGS. Membro da ABCA/AICA e do CBHA. Vice-líder do Grupo de Pesquisa Deslocamentos da Fotografia na Arte (CNPq). Curadorias, publicações e projetos de pesquisa com ênfase em Fotografia e Artes Visuais nos períodos modernos e contemporâneos.
Referências
DUBOIS, Philippe. O ato fotográfico e outros ensaios. 13ª Edição. Campinas: Papirus, 2010.
DUBOIS, Philippe. Philippe Dubois e a elasticidade temporal das imagens contemporâneas. Entrevista concedida a Lúcia Ramos Monteiro. Revista Zum, 7 de fevereiro, 2018. Disponível em: Acesso em: 20 nov. 2023.
FABRIS, Annateresa. Identidades virtuais: uma leitura do retrato fotográfico. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2004.
FLORES, Laura González. Fotografia e pintura: dois meios diferentes? São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2011.
NEVES, Eduarda. O auto-retrato: fotografia e subjectivação. Lisboa: Palimpsesto, 2016.
Como Citar
Sansone, C., Tietböhl, A. N. P., & Ribeiro, N. A. L. (2023). Autorretratos: desfoque e limites na imagem representada. Paralelo 31, 2(21), 102 - 117. Recuperado de https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/paralelo/article/view/27059
Os autores de trabalho(s) submetido(s) à Paralelo 31 autorizam sua publicação em meio físico e eletrônico, unicamente para fins acadêmicos, sem fins lucrativos ou custo, podendo ser reproduzidos desde que citada a fonte (Paralelo 31). Os mesmos, atestam sua orignalidade, autoria e ineditismo.
data de submissão
Declaration of Copyright
The author presents his/her submission to the periodical Paralelo 31 authorize(s) publication in physical and electronic media, solely for academic purposes, at no cost to the publisher, are aware that future citations of the work are permitted as long as Paralelo 31 is cited as primary source. The authors also attest that the work has never been published and is an original work by the stated author(s). (data de submissão)