Coisas Bobas

Palavras-chave: ensaio visual; escrita de si; performatividade; contemporaneidade; artes visuais.

Resumo

O ensaio visual retrata a narrativa poética composta por fotografias e textos que apresentam características da escrita de si e do estilo contemporâneo de textos de autoria feminina. Foi embasado na escrita de si (RAGO, 2010), no dispositivo da sexualidade (FOUCAULT, 2020) e no conceito de performatividade (BUTLER, 2019). A produção foi motivada pelo desejo de reconhecer o corpo feminino constituído por narrativas discursivas para a desterritorialização da artista e sua pontencialização de vida.                                                                                                                                                                                                                                                                        Resumen: El ensayo visual retrata la narrativa poética compuesta por fotografías y textos que presentan rasgos  característicos de "la escrita de sí", y del estilo contemporáneo de textos de autoría femenina. Fue basado en "la escrita de sí" (RAGO, 2010), en "el dispositivo de la sexualidad" (FOUCAULT, 2020), y "el concepto de performatividad" (BUTLER, 2019). La producción fue motivada por el deseo de reconocer el cuerpo femenino compuesto por narrativas discursivas para la desterritorialización de la artista y su potencialización de vida.

Biografia do Autor

Luana Echevengua Arrieche , Programa de Pós-graduação em Educação - PPGEDU do Instituto Federal Sul-rio-grandense - IFSUL, Pelotas-RS, Brasil
Doutoranda em Educação e Tecnologias no Programa de Pós-graduação em Educação -  PPGEDU do Instituto Federal Sul-rio-grandense - IFSUL. Mestre em Artes Visuais pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais - PPGAVI, da Universidade Federal de Pelotas - UFPel (2020). É especialista em Metodologia de Ensino de Artes (2018) e Graduada em Dança (2016) pela UFPel.
Rosângela Fachel, Universidade Federal de Pelotas-UFPel, Pelotas-RS, Brasil
Graduada em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) com mestrado e doutorado em Literatura Comparada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS/CAPES). Professora do Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI/FW), de 2015 a 2018, professora visitante do Programa de Pós-graduação em Artes Visuais (PPGAVI) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), de 2018 a 2020. Atualmente, é professora visitante do Programa de Pós-graduação em em Artes (PPGArtes) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e Codiretora da Red Iberoamericana de Investigación en Narrativas Audiovisuales (RedINAV), após haver atuado em sua Comissão Executiva como representante do Comitê de Comunicação (de 2021 a 2023). Integra a Red Iberoamericana de Videodanza (REDIV).

Referências

ARRIECHE, Luana E. Poéticas visuais: enquadramentos femininos em videodança / Luana Echevenguá Arrieche; Eleonora Campos da Motta Santos, orientadora; Rosângela Fachel de Medeiros, coorientadora. (Dissertação de Mestrado), Programa de Pós-graduação em Artes Visuais, UFPel, Pelotas, 2020.
BUTLER, Judith P. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade/17ªed. Judith Butler; tradução de Renato Aguiar. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2019.
FOUCAULT, Michel. História da Sexualidade I: a vontade de saber. Tradução: Maria Tereza da Costa Albuquerque e J. A. Guilhon Albuquerque. – 10° ed. – Rio de Janeiro/ São Paulo, Paz e Terra, 2020.
RAGO, Margareth. A aventura de contar-se: Foucault e a escrita de si de Ivone Gebara. Seminário Michel Foucault - UNESP de Marília, maio de 2010
MCLAREN, Margaret A. Foucault, feminismo e subjetividade. São Paulo: Intermeios, 2016.
Publicado
2023-12-21
Como Citar
Arrieche , L. E., & Fachel, R. (2023). Coisas Bobas. Paralelo 31, 2(21), 122-132. https://doi.org/10.15210/p31.v2i21.27091
Seção
Ensaios Visuais