Visualidades intermidiáticas em Vestido de Noiva, de Nelson Rodrigues

  • Sr. Sérgio Ribeiro Pereira Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Belo Horizonte, Brasil
  • Profa. Dra. Olga Valeska Soares Coelho Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Belo Horizonte, Brasil
Palavras-chave: Vestido de noiva, Nelson Rodrigues, Cenografia, Encenação, Intermidialidade

Resumo

Este estudo propõe reflexões sobre processos criativos utilizados em duas montagens de Vestido de Noiva, de Nelson Rodrigues, numa perspectiva dos Estudos de Intermidialidade. A primeira montagem teve desdobramentos para a cenografia e encenação. A segunda é ancorada no avanço de tecnologias digitais e no caráter plurimidiático do teatro. Para fundamentar essas reflexões, foi utilizado o conceito de intermidialidade desenvolvido por Claus Clüver, Irina Rajewsky, Thäis Diniz e Ana Luiza Ramazzina-Ghirardi.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sr. Sérgio Ribeiro Pereira, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Belo Horizonte, Brasil
Sérgio Ribeiro Pereira é dramaturgo, diretor de teatro e professor de Arte. Graduado em Produção Multimídia pela Faculdade de Comunicação e Artes da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/MINAS) . Possui Formação Pedagógica de Docentes com habilitação em Produção Cultural e Design pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais-CEFET/MG. Possui mestrado em Educação Tecnológica pelo CEFET/MG. Atualmente é doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens-POSLING do CEFET/MG, onde vem desenvolvendo pesquisa na área do teatro com foco na criação espaço-visual da dramaturgia de Nelson Rodrigues e suas intersecções entre cenografia, encenação e fotografia. A tese de doutorado em construção: “Poéticas intermidiáticas em Nelson Rodrigues”, analisa processos criativos utilizados em montagens e adaptações da obra rodriguiana a partir de releituras intermidiáticas e transmidiáticas, numa perspectiva dos Estudos de Intermidialidade e Estudos Interartes. O autor é orientando  da Profa. Dra. Olga Valeska Soares Coelho.  
Profa. Dra. Olga Valeska Soares Coelho , Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Belo Horizonte, Brasil
Olga Valeska Soares Coelho é professora credenciada no Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagens do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, na qualidade de Membro Permanente. Exerceu a função de Coordenadora do Curso de Mestrado em Estudos de Linguagens ao longo dos três anos de sua implementação. Atua como pesquisadora, sendo membro das seguintes associações: ANDA (Associação Nacional de Pesquisadores em dança; ABRACE (Associação Nacional de Artes Cênicas) e AJEB-Minas onde atua como Vice-Presidente. No CEFET-MG coordena dois grupos de pesquisa certificados institucionalmente: "Discurso, Cultura e Poesia" e COMTEC (Corpo Movimento e Tecnologia). Além disso, participa como vice-lider do grupo Concepções Contemporâneas em Dança-CCODA, na Universidade Federal de Minas Gerais. Possui Graduação em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (1994), Mestrado em Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais (1998), Estágio de Doutorado em Estudos Literários-Doutorado Sanduíche -UFMG/COLMEX - Colegio de México-COLMEX (2002), Doutorado em Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003) e Pós-doutorado em "Artes do Corpo" pela PUC-SP. Tem experiência na área dos Estudos de Linguagens, interessando-se principalmente por pesquisas envolvendo Semiótica, estudos de Poesia e outras Artes; Arte e Poesia Digitais; Cognição e Processos de Criação; Poéticas do Corpo e do Movimento. Curricúlo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3467095903868125

Referências

CLÜVER, Claus. Intermidialidade. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, Belo Horizonte, v. 1, n. 2, 2011.

DRAGO, Niuxa Dias. O viés expressionista da cenografia de Santa Rosa: entre escadas e efeitos luminosos. O percevejo online. v. 4, n. 1, janeiro-julho 2012, p. 1-20.

LEHMANN, Hans-Thies. Teatro pós-dramático. Trad. Pedro Süssekind. São Paulo: Cosac & Naify, 2007.

LOTKER, S., Introduction. In: Prague Quadrennial of Performance Design and Space. Prague: Arts and Theatre Institute, 2011.

MAGALDI, Sábato. Nelson Rodrigues: Dramaturgia e encenações. São Paulo: Perspectiva, 1992.

MONTEIRO, G. L. G. A Cena Expandida: alguns pressupostos para o teatro do século XXI. ARJ – Art Research Journal: Revista de Pesquisa em Artes, v. 3, n. 1, p. 37–49, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/artresearchjournal/article/view/8427. Acesso em: 25 set. 2024.

MOSKOVICS, Carlos. CEDOC/FUNARTE. 1943. Disponível em: https://www.researchgate.net/figure/Figura-11-Nelson-Rodrigues-Santa-Rosa-e-Zbigniew-Ziembinski-examinando-o-cenario-de_fig3_343350673. Acesso em: 14 jul. 2023.

MOSKOVICS, Carlos. DRAGO. 2010. Disponível em: https://enciclopedia.itaucultural.org.br/evento399276/vestido-de-noiva. Acesso em: 14 jul. 2023.

LIMA, Netun. Acervo do Grupo Oficcina Multimédia Group. 2023

LIMA, Netun. Acervo do Grupo Oficcina Multimédia Group. 2023

RAJEWSKY, Irina. A Fronteira em discussão: o status problemático das fronteiras midiáticas no debate contemporâneo sobre intermidialidade. In: DINIZ, Thaïs Flores Nogueira; VIEIRA, André Soares (Orgs.). Intermidialidade e Estudos Interartes: Desafios da Arte Contemporânea 2. Tradução de Isabella Santos Mundim. Belo Horizonte: Rona Editora e FALE/ UFMG, 2012.

RAMAZZINA-GHIRARDI, Ana Luiza. RAJEWSKY, Irina. DINIZ, Thaïs Flores Nogueira. Intermidialidade e referências intermidiáticas: uma introdução. Revista Letras Raras, v. 9, n. 3, p. 11-23, ago. 2020. Disponível em: file:///D:/Downloads/Intermidialidadeereferenciasintermidiaticas-umaintroducao.pdf
Acesso em 09 set. 2024.

RAMAZZINA-GHIRARDI, Ana Luiza. Intermidialidade: uma introdução. São Paulo: Editora Contexto, 2022.

REBOUÇAS, Renato Bolelli. Cenografia expandida no Brasil – uma abordagem narrativa a partir do Sul. Revista Urdimento, Florianópolis, v. 2, n. 44, set. 2022.

RODRIGUES, Nelson. Vestido de noiva. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2012.
Publicado
2024-12-13
Como Citar
Pereira, S. R., & Valeska Soares Coelho , O. (2024). Visualidades intermidiáticas em Vestido de Noiva, de Nelson Rodrigues. Paralelo 31, 2(23), 94. https://doi.org/10.15210/p31.v2i23.27733