Visualidades intermidiáticas em Vestido de Noiva, de Nelson Rodrigues
Resumo
Este estudo propõe reflexões sobre processos criativos utilizados em duas montagens de Vestido de Noiva, de Nelson Rodrigues, numa perspectiva dos Estudos de Intermidialidade. A primeira montagem teve desdobramentos para a cenografia e encenação. A segunda é ancorada no avanço de tecnologias digitais e no caráter plurimidiático do teatro. Para fundamentar essas reflexões, foi utilizado o conceito de intermidialidade desenvolvido por Claus Clüver, Irina Rajewsky, Thäis Diniz e Ana Luiza Ramazzina-Ghirardi.Downloads
Referências
DRAGO, Niuxa Dias. O viés expressionista da cenografia de Santa Rosa: entre escadas e efeitos luminosos. O percevejo online. v. 4, n. 1, janeiro-julho 2012, p. 1-20.
LEHMANN, Hans-Thies. Teatro pós-dramático. Trad. Pedro Süssekind. São Paulo: Cosac & Naify, 2007.
LOTKER, S., Introduction. In: Prague Quadrennial of Performance Design and Space. Prague: Arts and Theatre Institute, 2011.
MAGALDI, Sábato. Nelson Rodrigues: Dramaturgia e encenações. São Paulo: Perspectiva, 1992.
MONTEIRO, G. L. G. A Cena Expandida: alguns pressupostos para o teatro do século XXI. ARJ – Art Research Journal: Revista de Pesquisa em Artes, v. 3, n. 1, p. 37–49, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/artresearchjournal/article/view/8427. Acesso em: 25 set. 2024.
MOSKOVICS, Carlos. CEDOC/FUNARTE. 1943. Disponível em: https://www.researchgate.net/figure/Figura-11-Nelson-Rodrigues-Santa-Rosa-e-Zbigniew-Ziembinski-examinando-o-cenario-de_fig3_343350673. Acesso em: 14 jul. 2023.
MOSKOVICS, Carlos. DRAGO. 2010. Disponível em: https://enciclopedia.itaucultural.org.br/evento399276/vestido-de-noiva. Acesso em: 14 jul. 2023.
LIMA, Netun. Acervo do Grupo Oficcina Multimédia Group. 2023
LIMA, Netun. Acervo do Grupo Oficcina Multimédia Group. 2023
RAJEWSKY, Irina. A Fronteira em discussão: o status problemático das fronteiras midiáticas no debate contemporâneo sobre intermidialidade. In: DINIZ, Thaïs Flores Nogueira; VIEIRA, André Soares (Orgs.). Intermidialidade e Estudos Interartes: Desafios da Arte Contemporânea 2. Tradução de Isabella Santos Mundim. Belo Horizonte: Rona Editora e FALE/ UFMG, 2012.
RAMAZZINA-GHIRARDI, Ana Luiza. RAJEWSKY, Irina. DINIZ, Thaïs Flores Nogueira. Intermidialidade e referências intermidiáticas: uma introdução. Revista Letras Raras, v. 9, n. 3, p. 11-23, ago. 2020. Disponível em: file:///D:/Downloads/Intermidialidadeereferenciasintermidiaticas-umaintroducao.pdf
Acesso em 09 set. 2024.
RAMAZZINA-GHIRARDI, Ana Luiza. Intermidialidade: uma introdução. São Paulo: Editora Contexto, 2022.
REBOUÇAS, Renato Bolelli. Cenografia expandida no Brasil – uma abordagem narrativa a partir do Sul. Revista Urdimento, Florianópolis, v. 2, n. 44, set. 2022.
RODRIGUES, Nelson. Vestido de noiva. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2012.
Os autores de trabalho(s) submetido(s) à Paralelo 31 autorizam sua publicação em meio físico e eletrônico, unicamente para fins acadêmicos, sem fins lucrativos ou custo, podendo ser reproduzidos desde que citada a fonte (Paralelo 31). Os mesmos, atestam sua orignalidade, autoria e ineditismo.
data de submissão
Declaration of Copyright
The author presents his/her submission to the periodical Paralelo 31 authorize(s) publication in physical and electronic media, solely for academic purposes, at no cost to the publisher, are aware that future citations of the work are permitted as long as Paralelo 31 is cited as primary source. The authors also attest that the work has never been published and is an original work by the stated author(s). (data de submissão)