O GIRO COMO PROCEDIMENTO, NA OBRA DE DANIEL ACOSTA
Resumo
Neste texto, será apresentada a obra do artista gaúcho Daniel Acosta (1965) a partir da ideia de “giro”, procedimento muito frequente em suas obras. Para tratar desse mecanismo (giro), serão considerados os trabalhos: Elementos Ornamentais Autônomos (1993), Homens Nadando (1995), Horizonte Automático (2001), Clareira (2004), Riorotor (2008) e Rotorama – Sistema de Giroreciprocidade (2017). A análise tentará mostrar que, nessas seis obras (objeto, fotografia, desenho e instalação), o “giro” aparece como gesto principal, responsável por conferir um novo sentido e/ou um novo estatuto ao material.Downloads
Referências
ACOSTA, Daniel A. Daniel Acosta. Rio de Janeiro: Editora Circuito, 2017.
ACOSTA, Daniel A.; CHIARELLI, Tadeu. Daniel Albernaz Acosta. São Paulo: Editora Universidade de São Paulo, 1997.
CAUQUELIN, Anne. Arte contemporânea: uma introdução. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
CHIARELLI, Tadeu. “Daniel Acosta e o realismo pânico” IN: Daniel Acosta. Rio de Janeiro: Editora Circuito, 2017.
CHIARELLI, Tadeu. Arte internacional brasileira. São Paulo: Lemos Editorial, 2002.
DEWEY, John. Art as Experience. New York: Minton, Balch & Co., 1934.
DEWEY, John. Human Nature and Conduct: An Introduction to Social Psychology. New York: The Modern Library, Inc., 1922.
GRAU, Oliver. Arte virtual: da ilusão à imersão. Tradução: Cristina Pescador, Flávia Gisele Saretta, Jussânia Costamilan. São Paulo: Editora UNESP: Editora Senac São Paulo, 2007.
MERLEAU-PONTY, Maurice. “A dúvida de Cézanne” IN: Maurice Merleau-Ponty. O olho e o espírito. São Paulo: Cosac Naify, 2013.
NOË, Alva. Strange Tools: Art and Human Nature. New York: Hill and Wang, 2015.
NAGEL, Thomas. Visão a partir de lugar nenhum. Tradução: Silvana Vieira. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
WRATHALL, Mark. “The phenomenological relevance of art” IN: PARRY, Joseph D.(ed.). Art and Phenomenology. Routledge, 2011.
ZAHAVI, Dan. Fenomenologia para iniciantes. Tradução: Marco Antonio Casanova. Rio de Janeiro: Via Verita, 2019.
Os autores de trabalho(s) submetido(s) à Paralelo 31 autorizam sua publicação em meio físico e eletrônico, unicamente para fins acadêmicos, sem fins lucrativos ou custo, podendo ser reproduzidos desde que citada a fonte (Paralelo 31). Os mesmos, atestam sua orignalidade, autoria e ineditismo.
data de submissão
Declaration of Copyright
The author presents his/her submission to the periodical Paralelo 31 authorize(s) publication in physical and electronic media, solely for academic purposes, at no cost to the publisher, are aware that future citations of the work are permitted as long as Paralelo 31 is cited as primary source. The authors also attest that the work has never been published and is an original work by the stated author(s). (data de submissão)