ESTÉTICAS AMAZÔNICAS NA OBRA DE VALDIR SARUBBI
Resumo
O artigo tem por objetivo fazer uma análise das memórias afetivas da casa do paraense Valdir Sarubbi, além de suas referências espaciais, sensoriais e culturais. O artista contou sua história a partir de sua arte, com um postura crítca e olhar atento ao seu entorno. Para isso, foram utilizadas informações biográficas reveladas por meio das entrevistas cedidas pelos familiares que conviveram com o artista no período de tempo em que ele ainda residia em Bragança e na cidade de Belém do Pará. Para este estudo foram utilizados os estudos de Chaves (2003), Loureiro (2001) e Bitar (2002).Downloads
Referências
BACHELARD, Gaston. A água e os sonhos: ensaio sobre a imaginação da matéria. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
BACHELARD. A poética do espaço. São Paulo: Abril Cultural, 1978. (Coleção Os Pensadores)
BITAR, Rosana. Sarubbi. Belém, 2002.
BORDALLO DA SILVA, Armando. Contribuições ao estudo do folclore amazônico na Zona Bragantina. 2. ed. Belém: Falangola, 1981.
HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo: Centauro, 2004.
LOUREIRO, João de Jesus Paes. A Conversão Semiótica na Arte e na Cultura. Edição Trilíngue. Belém: EDUFPA, 2007. p. 13.
LOUREIRO, João de Jesus Paes. Obras reunidas: vol. Cultura Amazônica – uma poética do imaginário. São Paulo: Escrituras, 2001.
LOUREIRO, João de Jesus Paes. Obras reunidas: vol. Cultura Amazônica – uma poética do imaginário. Belém: CEJUP, 1994.
RICCOEUR, Paulo. A memória, a história, o esquecimento. Campinas-SP: UNICAMP, 2007.
VENÂNCIO, Giselle Martins. A arte no tempo: por uma perspectiva sociocultural dos objetos artísticos. Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. FENIX – Revista de História e Estudos Culturais, Belo Horizonte, v. 3, n. 4, out./nov./dez. 2006.
Sites consultados
AGACHAMENTO – Site de Marina Marcondes Machado. Pequeníssima homenagem a Gaston Bachelard. 08.06.2011. Disponível em:
ART-BONOBO. Artistas brasileiros. Valdir Sarubbi. Site oficial. Disponível em:
Os autores de trabalho(s) submetido(s) à Paralelo 31 autorizam sua publicação em meio físico e eletrônico, unicamente para fins acadêmicos, sem fins lucrativos ou custo, podendo ser reproduzidos desde que citada a fonte (Paralelo 31). Os mesmos, atestam sua orignalidade, autoria e ineditismo.
data de submissão
Declaration of Copyright
The author presents his/her submission to the periodical Paralelo 31 authorize(s) publication in physical and electronic media, solely for academic purposes, at no cost to the publisher, are aware that future citations of the work are permitted as long as Paralelo 31 is cited as primary source. The authors also attest that the work has never been published and is an original work by the stated author(s). (data de submissão)