Diários-escreviventes: notas po(ética)s COM jovens pesquisadoras/es do seu cotidiano escolar

Palavras-chave: Escrevivência. Psicologia Social. Arte. Juventudes. Pesquisa intervenção.

Resumo

Analisa-se o uso de diários-escreviventes em uma pesquisa com jovens estudantes de uma região periférica de Fortaleza/CE. A ferramenta metodológica central foram os diários, que funcionam como elaboração e análise de acontecimentos sobre questões de gênero na vida escolar. A escrevivência exige relação intrínseca com a luta antirracista e feminista. Busca-se contribuir para os estudos sobre artes e Psicologia Social, com metodologias inter(in)ventivas na construção de uma pesquisa decolonial.

 

Biografia do Autor

Mayara Ruth Nishiyama Soares, Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (FAFIDAM/UECE) e Universidade Federal do Ceará (UFC)

Doutoranda em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com bolsa financiada pela Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP). Professora da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (FAFIDAM/UECE), Limoeiro do Norte – CE, Brasil.

Luciana Lobo Miranda, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Doutora em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO). Professora Titular do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Ceará (UFC),
Fortaleza – CE, Brasil. Bolsista Produtividade CNPQ.  

Marta Clarice Nascimento Oliveira, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Bolsista do PIBIC na pesquisa guardachuva do “Pasárgada: Programa de Promoção de Arte, Saúde e Garantia de Direitos” durante 2023.2 - 2024.1. Bolsista do Programa de Promoção da Cultura Artística da Secult/UFC durante 2022 e 2023.1 no Projeto Artes Insurgentes: Coletivizando Resistências. Integrante do Pasárgada e do Laboratório em Psicologia, Subjetividade e Sociedade (LAPSUS).

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Publicado
2024-06-21
Como Citar
Nishiyama Soares, M. R., Lobo Miranda, L., & Nascimento Oliveira, M. C. (2024). Diários-escreviventes: notas po(ética)s COM jovens pesquisadoras/es do seu cotidiano escolar. Paralelo 31, 1(22), 30. https://doi.org/10.15210/p31.v1i22.28914
Seção
ARTIGOS Arte e Psicologia Social: Métodos inventivos, pesquisas híbridas e...

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