DE ONDE VEM OS DESENHOS NA CIDADE? EU, O FOTOLOG E OS MONSTROS DENTUÇOS

  • Jose Luis Abalos Junior Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Resumo

Este trabalho consiste em uma pesquisa realizada no acompanhamento etnográfico com três grafiteiros de primeira e segunda geração que têm como espaço de intervenção a localidade de Porto Alegre/RS. Primeiramente procuro demonstrar como os processos de globalização de tecnologias digitais influenciaram o modo de produção da street art na cidade, mas também como elas foram adaptadas e agenciadas por estes grafiteiros. A etnografia tem muito a contribuir com os estudos de cibercultura quando mostra a versão particular, cotidiana e como está sendo apropriada. Refletindo sobre questões como a “pixelização” e a “artificação” da arte urbana trago a plataforma digital do Fotolog como um elemento importante nas memórias das intervenções artísticas na capital gaúcha. Concluo que a ideia de construção de um trabalho autoral pode ser a chave de entendimento de um saber fazer localizado. Os “monstros dentuços” de Celo Pax refletem um entendimento de como artistas urbanos se apropriam e reinventam designações globalizantes.Palavras-chave: grafite, cibercultura, globalização, cidade, internet.

Biografia do Autor

Jose Luis Abalos Junior, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Doutorando em Antropologia Social (UFRGS) compõe a equipe técnica e de pesquisa do Banco de Imagens e Efeitos Visuais (BIEV/PPGAS/UFRGS) assim como do Núcleo de Antropologia Visual (NAVISUAL/PPGAS/UFRGS) coordenados pelas professoras Ana Luiza Carvalho da Rocha e Cornélia Eckert. Atualmente tem como tema de pesquisa as política públicas urbanas, refletindo sobre as associações entre política, cidade, arte e imagem. Se insere no projeto "Etnografia da duração, coleções etnográficas e novas tecnologias: os lugares da memória" que envolve pratica da etnografia da duração, formas de sociabilidade, estudos de narrativas biográficas e patrimônio histórico para a expansão de acervos digitais na WEB através de documentos hipermídia. 
Publicado
2018-04-23
Seção
Artigos e Ensaios