DE ONDE VEM OS DESENHOS NA CIDADE?

Eu, o fotolog e os monstros dentuços

  • Jose Luis Abalos Junior
Palavras-chave: grafite, cibercultura, globalização, cidade, internet

Resumo

Este trabalho consiste em uma pesquisa realizada no acompanhamento etnográfico com três grafiteiros de primeira e segunda geração que têm como espaço de intervenção a localidade de Porto Alegre/RS. Primeiramente procuro demonstrar como os processos de globalização de tecnologias digitais influenciaram o modo de produção da street art na cidade, mas também como elas foram adaptadas e agenciadas por estes grafiteiros. A etnografia tem muito a contribuir com os estudos de cibercultura quando mostra a versão particular, cotidiana e como está sendo apropriada. Refletindo sobre questões como a “pixelização” e a “artificação” da arte urbana trago a plataforma digital do Fotolog como um elemento importante nas memórias das intervenções artísticas na capital gaúcha. Concluo que a ideia de construção de um trabalho autoral pode ser a chave de entendimento de um saber fazer localizado. Os “monstros dentuços” de Celo Pax refletem um entendimento de como artistas urbanos se apropriam e reinventam designações globalizantes.
Publicado
2018-04-23
Como Citar
ABALOS JUNIOR, J. L. DE ONDE VEM OS DESENHOS NA CIDADE? Eu, o fotolog e os monstros dentuços. PIXO - Revista de Arquitetura, Cidade e Contemporaneidade, v. 2, n. 4, 23 abr. 2018.
Seção
Artigos e Ensaios