NOVO COSMOPOLITISMO, COMUNIDADES E OCUPAÇÕES

Propostas para viver uma arquitetura do por vir (à venir)

  • Celma Paese
Palavras-chave: Derrida e arquitetura, contramapas, cartografia da hospitalidade, urbanismo contemporâneo, projeto de arquitetura e urbanismo

Resumo

O novo cosmopolitismo proposto por Derrida anuncia-se como uma promessa de uma hospitalidade mais justa, aquela que tenta fazer o impossível: se expor sem limites ao que chega começando por acolher sem cálculo e sem reservas o outro singular e não só o cidadão. Neste brevíssimo ensaio procuramos refletir sobre a cidade que vai além da espetacular – considerada por muitos como legítima representante da urbe contemporânea – e os processos sociais que desafiam os limites e paradigmas espaciais existentes, promovendo a desestabilização da ‘zona de conforto espacial’ ao trazerem à luz as populações ignoradas – embora circunscritas nos processos urbanos – e suas potências econômicas, culturais e sociais. Desta maneira, convido aos arquitetos para enxergar além das convencionais fronteiras de percepção das relações entre o Humano e a Arquitetura das Cidades impostas pelo capital. Palavras-chave: Derrida e arquitetura, contramapas, cartografia da hospitalidade, urbanismo contemporâneo, projeto de arquitetura e urbanismo.
Publicado
2018-11-20
Como Citar
PAESE, C. NOVO COSMOPOLITISMO, COMUNIDADES E OCUPAÇÕES: Propostas para viver uma arquitetura do por vir (à venir). PIXO - Revista de Arquitetura, Cidade e Contemporaneidade, v. 2, n. 6, 20 nov. 2018.