RASTROS E VESTÍGIOS NA/DA CIDADE

Três artistas colecionadores de fragmentos de vida urbana

  • Ricardo Luis Silva
Palavras-chave: trapeiro, intersubjetividade, leituras urbanas

Resumo

O presente artigo pretende olhar para fora, da disciplina Arquitetura, e encontrar quem fale do espaço urbano e de nossas experiências como seres humanos/urbanos. Encontrar quem tencione e especule propositivamente sobre o anestesiamento e silenciamento dos dissensos urbanos, sobre a homogeneização e estandardização da vida cotidiana, sobre o viver urbano, sobreviver urbano. Encontrar na Arte quem assuma o choque moderno (o ainda insistente ensaiado por Benjamin) e incorpore o turbilhão informacional contemporâneo e que nos convoque a um deslocamento necessário à reflexão e constituição da subjetividade, da alteridade, da urbanidade. Nessa busca, caminhar e encontrar alguns artistas contemporâneos, colecionar algumas de suas obras e estabelecer uma análise crítica. Os trabalhos artísticos centrais são: Found, not taken (2008-em andamento), do angolano Edson Chagas, El colector (1991), do belga-mexicano Francis Alÿs e Piedra que cede (1992), do mexicano Gabriel Orozco.
Publicado
2019-07-31
Como Citar
SILVA, R. L. RASTROS E VESTÍGIOS NA/DA CIDADE: Três artistas colecionadores de fragmentos de vida urbana. PIXO - Revista de Arquitetura, Cidade e Contemporaneidade, v. 3, n. 8, 31 jul. 2019.