TRANSBORDAR O COTIDIANO DOCENTE

Uma narrativa corporificada de Lídia

  • Carolina Correa Rochefort
Palavras-chave: decente, cotidiano, afectos

Resumo

Esse texto acontece pelo movimento de imagens, espaços e signos agenciados pela memória e pelo esquecimento, assim joga com a invenção e a ficção do cotidiano de uma professora num centro de artes. As imagens agenciam e dão títulos à escrita de cada capítulo, nesse sentido perdem a função ilustrativa e impulsionam o enunciado que delas escorre e deriva. A escrita ensaística é atravessada por referencias-intercessores – teóricos, artísticos, colegas, estudantes - que comporão questões e conceitos para um olhar corporificado da prática docente. A tessitura textual busca por um transbordamento pela repetição dos gestos, das vozes e das ações da docente em seu contexto e espaço atual. E, que por tal atualidade, apontará desvios e dobramentos dessas ações cotidianas. Nessa composição narrativa apontará para um estado de afecção (Spinoza, 2010) daquilo que o hábito docente provoca, um salto. Um desejo de criação possível no cotidiano educacional.
Publicado
2019-07-31
Como Citar
ROCHEFORT, C. C. TRANSBORDAR O COTIDIANO DOCENTE: Uma narrativa corporificada de Lídia. PIXO - Revista de Arquitetura, Cidade e Contemporaneidade, v. 3, n. 8, 31 jul. 2019.