EXPERIMENTAÇÕES ESPACIAIS E LINHAS SUBJETIVAS QUE TRANSBORDAM E POTÊNCIA DO PROJETO ARQUITETÔNICO E JARDIM PAULISTA, PRESIDENTE PRUDENTE, SP

  • Renan Rubio Koga
  • Hélio Hirao
Palavras-chave: afetos, cartografia, deriva, rizoma

Resumo

O artigo trata de práticas de experimentações realizadas no bairro Jardim Paulista da cidade de Presidente Prudente – SP. Através de derivas e com o auxílio de cartografias deleuzeanas e psicogeográficas, intencionou-se mapear a tessitura das conexões das linhas de forças e afetos das ambiências cotidianas do recorte espacial experimentado do Jardim Paulista desenvolvendo uma proposta de intervenção arquitetônica. A partir das inquietações apreendidas durante todo o processo, considerando as forças das conexões entre a sua ambiência e a sua forma estabelecida com os sujeitos do lugar e suas apropriações, ativam-se linhas que transbordam desse contexto, em constante movimento e transformações ao potencializar o projeto como intervenção para as práticas consideradas sem hierarquias, expressando seu cotidiano, em busca da não-objetivação da forma.
Publicado
2020-12-11
Como Citar
RUBIO KOGA, R.; HIRAO, H. EXPERIMENTAÇÕES ESPACIAIS E LINHAS SUBJETIVAS QUE TRANSBORDAM E POTÊNCIA DO PROJETO ARQUITETÔNICO E JARDIM PAULISTA, PRESIDENTE PRUDENTE, SP. PIXO - Revista de Arquitetura, Cidade e Contemporaneidade, v. 5, n. 16, 11 dez. 2020.