BRUNO LATOUR E O USO DA CARTOGRAFIA DE CONTROVÉRSIAS EM ARQUITETURA

Reconectando teoria e prática no ensino de arquitetura na contemporaneidade

  • Marcelo Hamilton Sbarra
Palavras-chave: educação, tecnologia, contemporaneidade, Teoria Ator-rede

Resumo

Os processos colaborativos – o pesquisarCOM, aprenderCOM – tornam-se essenciais em um mundo onde o local e o global se entrelaçam na produção contínua de novos conhecimentos sobre como olhar a cidade. Através de alguns dos entendimentos propostos por Bruno Latour, através da Teoria Ator-Rede, este artigo propõe uma releitura de duas obras clássicas do ensino da Arquitetura-Urbanismo: Paisagem Urbana, de Gordon Cullen, e A imagem da Cidade, de Kevin Lynch, ambos escritos na década de 1960. Marcos na formação acadêmica de arquitetos há gerações, através da utilização da Cartografia de Controvérsias, o trabalha busca atualizar a maneira de mapear a cidade e produzir leituras que valorizem a polifonia e a constante modificação das cidades, através do uso de diferentes artefatos tecnológicos que não existiam quando as duas obras foram escritas.
Publicado
2020-12-11
Como Citar
SBARRA, M. H. BRUNO LATOUR E O USO DA CARTOGRAFIA DE CONTROVÉRSIAS EM ARQUITETURA: Reconectando teoria e prática no ensino de arquitetura na contemporaneidade . PIXO - Revista de Arquitetura, Cidade e Contemporaneidade, v. 5, n. 16, 11 dez. 2020.