EDUCAÇÃO E(M) URBANISMO SOB A LÓGICA DO CAPITAL
Resumo
O presente artigo tem como propósito suscitar um debate político acerca do ensino crítico de urbanismo na esfera do ensino superior público, sobretudo no que diz respeito ao espaço urbano desigual brasileiro. Para atingir tal objetivo, desenvolve-se inicialmente uma abordagem de questões relativas à luta pelo direito à cidade e à educação diante das iniciativas de mercantilização do espaço e da educação. Em seguida, discorre-se acerca do ensino crítico de urbanismo como forma de resistência. Tem-se como objetivo problematizar como esses dois eixos se relacionam à lógica de reprodução do sistema capitalista. Busca-se aqui pensar a formação do profissional arquiteto urbanista no intuito de incentivar o desenvolvimento de profissionais críticos e conscientes de suas responsabilidades técnicas, sociais e éticas, aptos a lidarem com aspectos da configuração urbana brasileira contemporânea. Acredita-se que identificar os entraves presentes nestes campos, com vistas a fomentar esse debate, seja fundamental para avançarmos nesta direção.Downloads
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