FORMAS COMPLEXAS, ÍCONES E PATRIMÔNIO

Cidade com urbanidade

  • Douver Santos Santos Cruz
Palavras-chave: planejamento estratégico, arquitetura paramétrica, arquitetura do espetáculo, star system, patrimônio industrial

Resumo

Este artigo discute sucessivas transformações geradas pela globalização, que trouxeram para o urbanismo, o planejamento estratégico como nova forma de planejar a cidade. As renovações urbanas passaram a demandar arquiteturas com forte impacto visual, projetadas por celebridades da arquitetura internacional, no intuito de criar uma espetacularização. A arquitetura encontra eficiência na avançada tecnologia digital com ferramentas de desenhos paramétricos, e conceber formas diferenciadas com geometrias complexas. Argumentamos se esses novos ícones se fazem coerentes perante o passado, fazendo sentido questionarmos se há um patrimônio urbano a ser transmitido ao futuro. Percorreremos por reflexões críticas para abordar casos emblemáticos como o Museu Guggenheim em Bilbao do arquiteto Frank Gehry e o projeto para a renovação urbana do patrimônio industrial em ruínas de Detroit, realizado pelo arquiteto Greg Lynn. Acreditamos que é possível, no compromisso dos arquitetos não priorizarem apenas a personalização dos seus próprios projetos em detrimento da contextualização com preexistência.
Publicado
2021-06-17
Como Citar
SANTOS SANTOS CRUZ, D. FORMAS COMPLEXAS, ÍCONES E PATRIMÔNIO: Cidade com urbanidade. PIXO - Revista de Arquitetura, Cidade e Contemporaneidade, v. 5, n. 18, 17 jun. 2021.