PARAMETRIA COMO IMPULSO À METACOGNIÇÃO
Entre a aprendizagem formal e a autoaprendizagem para a prática de projeto de arquitetura
Resumo
Este estudo problematiza o emprego da parametria junto ao projeto de arquitetura a partir de um relato de experiência formativa. Para abordar este tema, parte-se do exemplo do método empregado por Bjark Ingels para projetar o Serpentine Pavilion, Londres. Logo, é relatado um processo de aprendizagem formal em desenho paramétrico junto a disciplinas de graduação em arquitetura e um processo paralelo de autoaprendizagem, os quais motivaram a participação no Concurso Parklet 4.0/Portal Projetar. O exercício de metacognição é realizado com apoio em uma análise qualitativa dos projetos sob parâmetros que caracterizam um sistema generativo. Acrescenta-se uma análise quantitativa das propostas enviadas ao concurso, para contextualizar a experiência relatada. As reflexões derivadas situam tal experiência frente à prática profissional e acadêmica de arquitetura, e podem contribuir, quando somadas a outros relatos, para a construção de um panorama brasileiro, sobre a abordagem na aprendizagem do tema parametria no projeto de arquitetura.A revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores. O Conselho Editorial não se responsabiliza por opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos publicados. Os trabalhos aceitos para publicação passam a ser de propriedade da Revista PIXO, não podendo, o autor, reclamar, em qualquer época ou sob qualquer pretexto, remuneração ou indenização pela publicação. A reimpressão, total ou parcial, dos trabalhos publicados é sujeita à autorização expressa dos Editores. Obs. Cabe(m) ao(s) autor(es) as devidas autorizações de uso de imagens com direito autoral protegido (Lei nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998), que se realizará com o aceite no ato do preenchimento da ficha de inscrição via web.