NÍVEIS DE COMPUTABILIDADE EM PROCESSO DE PROJETO
Casos e especificidades
Resumo
Diante de um cenário de utilização massiva do computador em processos de projeto, pretende-se apresentar e sistematizar três lógicas gerais do uso dos ambientes digitais no contexto de projeto na arquitetura contemporânea, retomando-se definições propostas por Rivka Oxman (2006) e Toni Kotnik (2010). Articuladas a essas definições, estas lógicas são exemplificadas com a explicitação de processos de concepção de obras contemporâneas emblemáticas. Procura-se evidenciar a potencialidade do uso do computador como uma mídia ativa no processo projetual, segundo níveis de computabilidade específicos, os quais trazem possibilidades e desafios distintos para o projeto e a produção da arquitetura.A revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores. O Conselho Editorial não se responsabiliza por opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos publicados. Os trabalhos aceitos para publicação passam a ser de propriedade da Revista PIXO, não podendo, o autor, reclamar, em qualquer época ou sob qualquer pretexto, remuneração ou indenização pela publicação. A reimpressão, total ou parcial, dos trabalhos publicados é sujeita à autorização expressa dos Editores. Obs. Cabe(m) ao(s) autor(es) as devidas autorizações de uso de imagens com direito autoral protegido (Lei nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998), que se realizará com o aceite no ato do preenchimento da ficha de inscrição via web.