COMPLEXO JOSÉ PEDRO VARELA

Projeto de comunidade em uma cooperativa habitacional uruguaia

  • Carolina Ritter
  • Célia Castro Gonsales
Palavras-chave: projeto e comunidade, processos projetuais, habitação de interesse social, Complexo Habitacional José Pedro Varela, cooperativas habitacionais uruguaias

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar o projeto e observar a vida em comunidade nos espaços da Zona 1 do Complexo Habitacional José Pedro Varela (Montevidéu/Uruguai). A abordagem metodológica deste estudo possui dois enfoques: a análise do projeto e a observação da realidade, aproximando esses resultados com a crítica arquitetônica e urbanística em relação aos preceitos mais universalistas e ideológicos do Movimento Moderno, crítica protagonizada por um grupo chamado Team 10. Observou-se que, além do sistema cooperativo possibilitar uma primeira aproximação a esse contexto teórico, também a arquitetura e o urbanismo do conjunto possuem uma intenção de gerar uma qualidade de vida melhor aos seus moradores e uma vida urbana e coletiva mais efetiva. Um conjunto habitacional, embora inserido no contexto e na interface de uma grande cidade, configura de certa maneira uma vida baseada em relações quase tradicionais, mais próprias de povoados ou urbanizações menores – comunidades.
Publicado
2021-11-18
Como Citar
RITTER, C.; GONSALES, C. C. COMPLEXO JOSÉ PEDRO VARELA: Projeto de comunidade em uma cooperativa habitacional uruguaia. PIXO - Revista de Arquitetura, Cidade e Contemporaneidade, v. 6, n. 20, 18 nov. 2021.
Seção
Artigos e Ensaios