MAPEAMENTO DOS PRÉDIOS REPRESENTATIVOS DA ARQUITETURA PÓS-MODERNISTA EM PELOTAS/RS

Neo-racionalistas, historicistas e virtuais

  • Jeferson Francisco Selbach
Palavras-chave: arquitetura pós-modernista, arquitetura neo-racionalista, arquitetura historicista, arquitetura virtual, Pelotas

Resumo

A arquitetura contemporânea tem por característica a diversidade de formas e tendências, naquilo que se convencionou denominar de arquitetura pós-modernista. Objetivamos apresentar levantamento de prédios representativos da arquitetura pós-modernista de Pelotas/RS, de modo a perceber quais tipos desta tendência arquitetônica se fazem mais presentes. Como método, selecionamos doze prédios cujas fachadas foram fotografadas e onde destacamos os campos de observação que permitem considerar as obras representativas de uma arquitetura pós-modernista, tais como detalhes da construção, a unidade arquitetônica, o espaço ocupado, a fachada e o corpo arquitetônico, a tipologia e o contexto da construção. Os doze prédios foram divididos em três categorias: neo-racionalistas, historicista, e virtual. O resultado destaca composições geometrizadas e distorções de formas, mescla do estilo eclético com contemporâneo de linhas geometrizadas, e composição de forma sem função estrutural. A partir do levantamento pode-se afirmar que Pelotas possui prédios representativos da arquitetura pós-modernista.
Publicado
2022-05-20
Como Citar
SELBACH, J. F. MAPEAMENTO DOS PRÉDIOS REPRESENTATIVOS DA ARQUITETURA PÓS-MODERNISTA EM PELOTAS/RS: Neo-racionalistas, historicistas e virtuais. PIXO - Revista de Arquitetura, Cidade e Contemporaneidade, v. 6, n. 21, 20 maio 2022.
Seção
Artigos e Ensaios