RETOMADA DA PAISAGEM

Representação, audiovisual e singularidade

  • Francisco Maximila
Palavras-chave: fronteira, paisagem estética, audiovisual

Resumo

A discussão da escrita propõe uma análise a partir de passagens audiovisuais, colocando seus territórios em relação com a produção de singularidade e as noções de representação que emergem dali. E neste artigo busco o que está pautado principalmente nas obras audiovisuais Desalambrar (2019) e Milonga Lejana (2021), e que por meios de registros cartográficos inspirou desdobramentos, produzindo novos deslocamentos e registros de investigação. Tenho como principais teóricos: Gilles Deleuze, Félix Guatarri e Nelson Brissac Peixoto. A escrita está dividida por cinco pontos essenciais no meu processo cartográfico, um território: produção e percepção de território, uma imagem: a descoberta do próprio território a partir da produção artística, uma paisagem: o que está aos olhos de todos, outro território: quando a paisagem se transforma em imagem e por último o revisitar: revisitar paisagens criando outras imagens. Palavras-chave: fronteira, paisagem estética, audiovisual.

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Publicado
2022-05-20
Como Citar
MAXIMILA, F. RETOMADA DA PAISAGEM: Representação, audiovisual e singularidade. PIXO - Revista de Arquitetura, Cidade e Contemporaneidade, v. 6, n. 21, 20 maio 2022.
Seção
Artigos e Ensaios