CONSTRUIR O SUL, HABITAR O NORTE

Orlas urbanas como forma de expressão de um mundo globalizado

  • Celma Paese
  • Gianluca Perseu
  • Gabriela Ferreira Mariano
Palavras-chave: cartografia da hospitalidade, construir e habitar, orlas urbanas, urbanismo contemporâneo, arquitetura e desconstrução

Resumo

Nesse artigo procuramos problematizar as relações entre a produção da cidade formal e de subjetividades no espaço urbano, partindo dos conceitos de cidade torta, aberta e modesta, propostos por Richard Sennett em Construir e Habitar (SENNETT, 2018). Buscamos discutir a produção de paisagens de orlas urbanas em um contexto globalizado e, mais especificamente, as orlas da cidade de Porto Alegre. Iniciamos colocando os conceitos de ville e cité sennettiano, o desejo de cidade implicado na produção projetual da paisagem urbana e as relações com a experiência humana. Na segunda parte comentamos sobre a cidade torta, que se deforma e resiste à lisura, expondo outras formas de experienciar a urbe. A seguir, expomos a cidade aberta, explorando fenômenos sociais mais amplos, como a globalização pasteurizada da paisagem. Em um terceiro momento, invocamos a cidade modesta do fazer do Homo Faber que se orgulha de suas obras. Finalizamos deixando em aberto questões para serem retomadas na continuidade da pesquisa.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2022-05-20
Como Citar
PAESE, C.; PERSEU, G.; MARIANO, G. F. CONSTRUIR O SUL, HABITAR O NORTE: Orlas urbanas como forma de expressão de um mundo globalizado. PIXO - Revista de Arquitetura, Cidade e Contemporaneidade, v. 6, n. 21, 20 maio 2022.
Seção
Artigos e Ensaios