CIDADES E PORTOS NA AMAZÔNIA CENTRAL
Resumo
Grandes projetos logísticos se instalam recentemente na Amazônia, fruto da dinâmica daquilo que poderíamos classificar como “agronegócio globalizado”. Este setor na sua procura por assegurar uma oferta permanente de bens agrominerais aos mercados internacionais e reduzir seus custos busca parceiras, investimentos e apoio à consecução de corredores de exportação na Região Norte e Nordeste (Arco Norte). Tais iniciativas promovem a construção e ampliação de portos em cidades ribeirinhas, com imensas consequências em seus sítios urbanos e entorno regional. Profundas transformações em sua base técnica, aumento demográfico e conflito com comunidades tradicionais são alguns destes impactos, dos quais procuramos avaliar no vale do Rio Tapajós, no município de Itaituba.A revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores. O Conselho Editorial não se responsabiliza por opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos publicados. Os trabalhos aceitos para publicação passam a ser de propriedade da Revista PIXO, não podendo, o autor, reclamar, em qualquer época ou sob qualquer pretexto, remuneração ou indenização pela publicação. A reimpressão, total ou parcial, dos trabalhos publicados é sujeita à autorização expressa dos Editores. Obs. Cabe(m) ao(s) autor(es) as devidas autorizações de uso de imagens com direito autoral protegido (Lei nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998), que se realizará com o aceite no ato do preenchimento da ficha de inscrição via web.