ALÉM DAS SALAS DE AULA

Reflexão sobre espaços de transição em campi universitários

  • Natalya Cristina de Lima Souza
  • Gleice Azambuja Elali
Palavras-chave: espaços de transição, campus universitário, revisão narrativa

Resumo

Este artigo visa identificar um sistema de espaços de transição em campi universitários, tendo como base estudos do uso e ocupação de ambientes acadêmicos publicados entre 2000 e 2021 em periódicos da área de Arquitetura, Urbanismo, Paisagismo e Design. O resultado da revisão narrativa da literatura foi relacionado à bibliografia seminal sobre sua compreensão e tipologias, incidindo em três grupos: (a) a dinâmica das atividades de movimento e permanência, (b) suas características físicas e (c) as relações entre interior e exterior. Tais grupos foram associados aos padrões de linguagem - pattern language (ALEXANDER; ISHIKAWA; SILVERSTEIN, 1977), correspondendo a: (i) entradas e áreas comuns cobertas; (ii) circulações horizontais e verticais; (iii) áreas externas descobertas. Além de colaborar com pesquisas futuras, o estudo pode contribuir para consolidar a noção de espaços de transição.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2023-10-19
Como Citar
CRISTINA DE LIMA SOUZA, N.; AZAMBUJA ELALI, G. ALÉM DAS SALAS DE AULA: Reflexão sobre espaços de transição em campi universitários. PIXO - Revista de Arquitetura, Cidade e Contemporaneidade, v. 6, n. 23, p. 120-137, 19 out. 2023.