SHOPPING CENTERS, SOCIABILIDADE E SEGREGAÇÃO
Uma análise de percepção ambiental no caso de Pelotas
Resumo
Seriam os shopping centers novos equipamentos urbanos que aliam sociabilidade e consumo ou seriam eles prejudiciais à cidadania e à vida urbana, gerando uma maior segregação de classes sociais? Este estudo busca compreender por que os shoppings vêm crescendo e atraindo cada vez mais pessoas, enquanto as lojas de rua e os espaços públicos de lazer parecem estar perdendo espaço. Os shopping centers, com a privatização do lazer e da segurança, trouxeram diversas consequências na forma de experienciar a cidade contemporânea. A partir disso, buscando entender a percepção dos frequentadores no que diz respeito aos aspectos atrativos e segregados dos shoppings, foi desenvolvido um estudo de caso no Shopping Pelotas, apoiado na aplicação de questionários. As conclusões alcançadas permitiram perceber que o shopping center é um ambiente extremamente complexo, com características positivas e negativas, que não se adequa dentro de generalizações. Ao final do trabalho, a descrição dos pontos atrativos e segregadores favorece a reflexão de possíveis caminhos alternativos.A revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores. O Conselho Editorial não se responsabiliza por opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos publicados. Os trabalhos aceitos para publicação passam a ser de propriedade da Revista PIXO, não podendo, o autor, reclamar, em qualquer época ou sob qualquer pretexto, remuneração ou indenização pela publicação. A reimpressão, total ou parcial, dos trabalhos publicados é sujeita à autorização expressa dos Editores. Obs. Cabe(m) ao(s) autor(es) as devidas autorizações de uso de imagens com direito autoral protegido (Lei nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998), que se realizará com o aceite no ato do preenchimento da ficha de inscrição via web.