EXPERIÊNCIAS CIDADÃS

Reflexões sobre os deslocamentos de crianças nos trajetos escolares

  • Diego Freire Martins
  • Verônica Maria Fernandes de Lima
Palavras-chave: mobilidade urbana de crianças, mobilidade ativa, espaço público, vínculo ao lugar, cidadania

Resumo

As crianças são geralmente invisibilizadas nos processos decisórios da vida urbana, consideradas apenas as cidadãs do futuro e confinadas em ambientes privados com deslocamentos vertiginosamente mais motorizados sob o argumento de segurança e bem-estar. Há uma lacuna na investigação da relação criança-cidade em contextos fora das grandes cidades. Assim, o objetivo deste artigo foi analisar as características dos vínculos das crianças com o ambiente urbano em Quixadá/CE a fim de indicar (des)potencialidades para o desenvolvimento de uma formação cidadã na cidade. A metodologia foi baseada na produção de mapas afetivos para compreensão das representações e vínculos aos trajetos escolares. Os resultados indicaram que as crianças que adotaram modais ativos tiveram mais conhecimento ambiental e se vincularam de modo mais crítico aos trajetos, oportunizando a experienciação e desenvolvimento de vínculos da criança com o espaço público e, consequentemente, de potenciação cidadã.
Publicado
2023-10-21
Como Citar
FREIRE MARTINS, D.; MARIA FERNANDES DE LIMA, V. EXPERIÊNCIAS CIDADÃS: Reflexões sobre os deslocamentos de crianças nos trajetos escolares. PIXO - Revista de Arquitetura, Cidade e Contemporaneidade, v. 6, n. 23, p. 330-345, 21 out. 2023.