JOGOS DIGITAIS COMO ESPAÇOS DE EXPRESSÃO SOBRE AS MEMÓRIAS SONORAS DE UM LUGAR
Um estudo aplicado a um patrimônio cultural pelotense
Resumo
Partiu-se do desenvolvimento de um ambiente interativo, cooperativo e digital para pensar o som como ativador de memórias e produtor de sentidos sobre o entorno da Praça Coronel Pedro Osório, centro histórico da cidade de Pelotas. A “Escalada da Abstração”, de Villém Flusser e a “paisagem sonora”, de Murray Schafer, foram dispositivos fundamentais para pensar o lugar representado e os meios de representação para tal propósito. Os resultados referem-se à idealização de um jogo digital, passível de ter um repertório e regras mutáveis, mas já com algumas peças disponíveis, constituídas por representações tridimensionais, como base para a espacialização de registros sonoros relativos ao espaço representado. Este jogo exemplifica como um espaço digital pode se estabelecer como (re)produtor de sensações associadas a este lugar, situadas no tempo, para contribuir na compreensão de sua biografia.A revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores. O Conselho Editorial não se responsabiliza por opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos publicados. Os trabalhos aceitos para publicação passam a ser de propriedade da Revista PIXO, não podendo, o autor, reclamar, em qualquer época ou sob qualquer pretexto, remuneração ou indenização pela publicação. A reimpressão, total ou parcial, dos trabalhos publicados é sujeita à autorização expressa dos Editores. Obs. Cabe(m) ao(s) autor(es) as devidas autorizações de uso de imagens com direito autoral protegido (Lei nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998), que se realizará com o aceite no ato do preenchimento da ficha de inscrição via web.