PERSPECTIVA ACERCA DO TERRITÓRIO, USOS, APROPRIAÇÕES, GESTÃO E AMBIENTE URBANO NO CONJUNTO HABITACIONAL LINDÓIA, EM PELOTAS/RS

  • Matheus Gomes Barbosa
  • Nirce Medvedovski
  • Mônica Regina Garcez
Palavras-chave: gestão condominial, público-privado, coabh

Resumo

O Conjunto Habitacional Lindóia, em Pelotas-RS, foi promovido pela Companhia de Habitação do Estado do Rio Grande do Sul, e financiado pelo Banco Nacional de Habitação, no início da década de 1980. As enormes falhas urbanas de gestão e caracterização do espaço urbano do conjunto habitacional demanda estudos relativos à sua história, promoção, produção e apropriação. Assim, este trabalho tem como objetivo analisar o Conjunto Habitacional Lindóia, por intermédio de seus aspectos arquitetônicos, modos de uso cotidiano, sua gestão e às inadequações urbanas, através de uma metodologia baseada na pós-ocupação. As informações coletadas revelaram problemas de gestão condominial, expansões arquitetônicas dos espaços coletivos de moradia, padronização arquitetônica em massa, bem como indefinições entre o público, privado e coletivo. De modo geral, este trabalho contribui para o entendimento da concepção, as percepções do usuário, e modo de ocupação do conjunto habitacional, na contemporaneidade, fomentando possibilidades de melhorias e requalificação.
Publicado
2023-10-28
Como Citar
GOMES BARBOSA, M.; MEDVEDOVSKI, N.; REGINA GARCEZ, M. PERSPECTIVA ACERCA DO TERRITÓRIO, USOS, APROPRIAÇÕES, GESTÃO E AMBIENTE URBANO NO CONJUNTO HABITACIONAL LINDÓIA, EM PELOTAS/RS. PIXO - Revista de Arquitetura, Cidade e Contemporaneidade, v. 6, n. 22, p. 316-337, 28 out. 2023.