A PERCEPÇÃO URBANA NA ERA DIGITAL
Uma análise lógico-argumentativa
Resumo
Diante da crescente simbiose entre homem e máquina, a ideia de percepção urbana necessita ser revisitada na era digital. Por meio da estratégia metodológica da argumentação lógica, tem-se como objetivo debater a percepção do meio urbano com o advento das transformações e inserções das ferramentas digitais. Parte-se das teorias de percepção advindas das abordagens construtivista e ecológica, como também, do pensamento ambiental dos anos 1960 e 1970 sobre percepção. A análise concentra-se mais especificamente em três tipos de abordagens digitais: mapeamento por sensoriamento remoto, tecnologias em crowdsourcing e human-like machine perception, de forma a fornecer uma nova maneira de olhar para fenômenos existentes, categorizá-los e extrair ideias-síntese para pesquisas posteriores. Apesar da crescente dependência da máquina com relação ao ser humano para apreender, indica-se cada vez mais uma certa inconsciência humana nesse processo e a necessidade de reflexão da máquina como uma possível aliada nos estudos urbanos, e não um instrumento de alienação.A revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores. O Conselho Editorial não se responsabiliza por opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos publicados. Os trabalhos aceitos para publicação passam a ser de propriedade da Revista PIXO, não podendo, o autor, reclamar, em qualquer época ou sob qualquer pretexto, remuneração ou indenização pela publicação. A reimpressão, total ou parcial, dos trabalhos publicados é sujeita à autorização expressa dos Editores. Obs. Cabe(m) ao(s) autor(es) as devidas autorizações de uso de imagens com direito autoral protegido (Lei nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998), que se realizará com o aceite no ato do preenchimento da ficha de inscrição via web.