ALTERNATIVA PARA CAPACITAÇÃO EM MÉTODOS PARTICIPATIVOS EM TEMPOS DE ENSINO REMOTO

O Motiva-Ação e suas possibilidades

  • Nirce Saffer Medvedovski
  • Adriane Borda Almeida da Silva
  • Andressa Viviane Dumke Noviski
  • Giovana Roman
  • Cláudia Andriele de Costa Freitas
  • Vinicius Thelheimer
Palavras-chave: requalificação urbana, tecnologia social, pandemia Covid-19, métodos participativos

Resumo

Com a chegada da pandemia os nossos corpos ficaram ausentes dos espaços públicos. Entre tantas limitações tivemos também o desafio, alunos e professores de Arquitetura e Urbanismo de se imaginar percorrendo e explorando esses espaços, agora interditados. Portanto, esse é o relato da estratégia de uma disciplina de pós-graduação que se reinventou no período pandêmico. O objetivo foi simular através das mídias de mapeamento e visualização de percursos, uma “imersão” dos corpos dos alunos num espaço virtual, conhecendo-o, explorando-o, e se colocando simultaneamente no papel do usuário cotidiano e de estudante. O método Motiv-Ação, de caráter lúdico, reflexivo e fundamentado no Poema dos Desejos, utilizado já em períodos “normais” presenciais, revelou-se adequado para o aprendizado dos alunos e para o ensino remoto. A experiência potencializou o próprio método e ampliou o repertório dos mestrandos para a docência, com a perspectiva de produção de tecnologias sociais associadas ao projeto do espaço urbano, tendo ainda repercussões no ensino de graduação.
Publicado
2023-10-30
Como Citar
SAFFER MEDVEDOVSKI, N.; BORDA ALMEIDA DA SILVA, A.; VIVIANE DUMKE NOVISKI, A.; ROMAN, G.; ANDRIELE DE COSTA FREITAS, C.; THELHEIMER, V. ALTERNATIVA PARA CAPACITAÇÃO EM MÉTODOS PARTICIPATIVOS EM TEMPOS DE ENSINO REMOTO: O Motiva-Ação e suas possibilidades. PIXO - Revista de Arquitetura, Cidade e Contemporaneidade, v. 7, n. 25, p. 212-231, 30 out. 2023.
Seção
Artigos e Ensaios