A PREPARAÇÃO DO ATOR/ATRIZ NO TEATRO DE RUA
Intervenções no espaço urbano de São Luís
Resumo
O artigo traz reflexões sobre a preparação do ator/atriz no teatro de rua e as intervenções no espaço urbano de São Luís, tendo como lugar de investigação o projeto de pesquisa URBANITAS/UFMA, a Oficina Coletivo Dibando, assim como, a observação participante das aulas/treinamento na disciplina teatro de rua/DEARTC/ UFMA no segundo semestre de 2022. Portanto, além da observação participante como método, tragos teóricos que relatam sobre o processo de preparação como Telles (2008) que traz abordagem desse trabalho do ator/atriz de rua através de grupos e relatos, Martins (2000) com fundamentos do espaço/corpo em sua formação coletiva nos espaços urbanos, Boal (2009), vai retratar sobre o corpo político na construção dos atuadores. O artigo se fundamenta nos autores: Carreira (2019), Cabral (2017), entre outros. A abordagem desse artigo traz a mediação comunicativa do ator com o espaço em suas intervenções artísticas na rua.A revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores. O Conselho Editorial não se responsabiliza por opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos publicados. Os trabalhos aceitos para publicação passam a ser de propriedade da Revista PIXO, não podendo, o autor, reclamar, em qualquer época ou sob qualquer pretexto, remuneração ou indenização pela publicação. A reimpressão, total ou parcial, dos trabalhos publicados é sujeita à autorização expressa dos Editores. Obs. Cabe(m) ao(s) autor(es) as devidas autorizações de uso de imagens com direito autoral protegido (Lei nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998), que se realizará com o aceite no ato do preenchimento da ficha de inscrição via web.