PATRIMÔNIO ESCOLAR EM ABANDONO

O projeto padrão da Escola Alfredo Rodrigues (Povo Novo, Rio Grande, 1942-2007)

  • Lisiê Kremer Cabral
  • José Henrique Carlucio Cordeiro
  • Lorena Almeida Gill
  • Ana Lúcia Costa de Oliveira
Palavras-chave: patrimônio escolar, escolas padrão, preservação

Resumo

No Rio Grande do Sul, na primeira metade do século XX, a demanda por prédios escolares foi atendida através de escolas padrão, que atualmente podem ser consideradas símbolos da memória coletiva. Desse modo, é importante a preservação desse patrimônio, que guarda a narrativa de formação das cidades, como também comunica e mantém a continuidade da identidade e cultura de uma região. Entretanto, alguns exemplares dessas instituições, construídas em 1940, não foram preservados e estão em processo de abandono. Por meio dos múltiplos significados de abandono nessa situação, este artigo tem o objetivo de identificar narrativas que auxiliem os processos de reconhecimentos de bens a serem preservados. Através de estudo de caso, com a metodologia da História Oral Temática, em uma escola com projeto padrão, em Rio Grande/RS, que foi demolida, foi verificado o abandono da função pedagógica, além do descaso com a comunidade escolar e a perda do lugar.

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Publicado
2024-03-10
Como Citar
KREMER CABRAL, L.; JCARLUCIO CORDEIRO, J. H.; ALMEIDA GILL, L.; COSTA DE OLIVEIRA, A. L. PATRIMÔNIO ESCOLAR EM ABANDONO: O projeto padrão da Escola Alfredo Rodrigues (Povo Novo, Rio Grande, 1942-2007). PIXO - Revista de Arquitetura, Cidade e Contemporaneidade, v. 7, n. 24, p. 66-79, 10 mar. 2024.