ACESSIBILIDADE POR MODO ATIVO E A INSERÇÃO URBANA DA HABITAÇÃO SOCIAL

Uma análise sistêmica aplicada à Goiânia

  • Flávia Cirqueira Rodrigues Lopes
  • Erika Cristine Kneib
Palavras-chave: pedestre, ciclista, segregação socioespacial, mobilidade urbana, centralidade

Resumo

A partir do abandono histórico das camadas populares no Brasil - materializado pela segregação socioespacial - e da grande relevância da mobilidade urbana, com vistas a viabilizar a acessibilidade por modos sustentáveis, este trabalho aborda a relação entre a estrutura espacial urbana e os deslocamentos ativos. Como metodologia, foi desenvolvido um procedimento, a partir da visão sistêmica, para investigar a inserção urbana da habitação social em relação à acessibilidade por modo ativo às centralidades urbanas. O procedimento foi validado com aplicação em Goiânia, Goiás, onde se constatou a segregação socioespacial. Este trabalho apresenta uma contribuição teórico metodológica para análise da acessibilidade por modo ativo, a partir da Teoria Geral dos Sistemas, e reforça a necessidade de integração do planejamento e gestão, entendo a cidade como um todo, com relações dinâmicas, complexas e interdependentes, para vencer o descaso e o abandono que caracterizam a inserção da habitação social.

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Publicado
2024-03-11
Como Citar
CIRQUEIRA RODRIGUES LOPES, F.; CRISTINE KNEIB, E. ACESSIBILIDADE POR MODO ATIVO E A INSERÇÃO URBANA DA HABITAÇÃO SOCIAL: Uma análise sistêmica aplicada à Goiânia. PIXO - Revista de Arquitetura, Cidade e Contemporaneidade, v. 7, n. 24, p. 422-445, 11 mar. 2024.