A MÍDIA E A LUTA PELO DIREITO À CIDADE

O caso da Comunidade do Tororó, Salvador/BA

  • Adriana Teixeira Bahia
  • Vera Santana Luz
Palavras-chave: Comunidade Rua Monsenhor Rubens Mesquita, Tororó/Salvador/ Bahia, mídias, segregação urbana, gentrificação, lutas sociais

Resumo

A Comunidade da Rua Monsenhor Rubens Mesquita, Salvador, Bahia, vive um processo de reintegração de posse, movido pela Prefeitura Municipal de Salvador, com objetivo de dar espaço a um novo shopping center. Tendo como premissa o direito à cidade e à moradia, discutimos a divulgação do caso na mídia, considerando seu papel na formação da opinião pública, compreendendo que a linguagem, a partir da forma como uma história é contada, tem papel central para influenciar posicionamentos. Para atingir tais objetivos, realizamos a sistematização de artigos de mídias via dois descritores pré-selecionados, organizada em tabelas sínteses, mediante análise de termos recorrentes e baseada no posicionamento dos artigos, categorizados dentre: a favor da Comunidade, neutros, ou a favor da reintegração. A justaposição das informações permitiu extrair resultados que iluminaram alguns temas a respeito do caso e a percepção geral da mídia, bem como de outros agentes e instituições.
Publicado
2024-03-15
Como Citar
TEIXEIRA BAHIA, A.; SANTANA LUZ, V. A MÍDIA E A LUTA PELO DIREITO À CIDADE: O caso da Comunidade do Tororó, Salvador/BA. PIXO - Revista de Arquitetura, Cidade e Contemporaneidade, v. 8, n. 28, p. 94-113, 15 mar. 2024.
Seção
Artigos e Ensaios