PAISAGEM

Um horizonte, um espelho, um fim

  • Yuri Rezende Taraciuk
  • Gustavo de Oliveira Nunes
Palavras-chave: paisagem, sujeito moderno, fenomenologia, pós-estruturalismo

Resumo

Este ensaio é um experimento de leitura e escrita sobre o conceito de paisagem, cujo objetivo é pensá-la através da arte. Para isso, escolhemos a pintura O grande dia de sua ira, do artista John Martin, e desdobramos a teoria a partir daquilo que é visto no quadro, tomando como base a questão: por que significamos e teorizamos acerca da paisagem? Nossa leitura se fundamentou, inicialmente, em uma perspectiva fenomenológica, que nos permitiu abordar a dimensão sensível que toca a paisagem, para em seguida problematizar a relação da paisagem com o sujeito que a percebe. Essas reflexões nos levaram a pensar acerca dos limites do conceito de paisagem. Nesse sentido, concluímos propondo uma reflexão sobre o fim da paisagem, e consequentemente da divisão entre sujeito e natureza, a partir de categorias da arte, em especial da possibilidade de ela estabelecer novas formas de expressão sobre o futuro que queremos.
Publicado
2024-06-06
Como Citar
REZENDE TARACIUK, Y.; DE OLIVEIRA NUNES, G. PAISAGEM: Um horizonte, um espelho, um fim. PIXO - Revista de Arquitetura, Cidade e Contemporaneidade, v. 8, n. 29, p. 176-189, 6 jun. 2024.