CARTOGRAFIA DE CONTROVÉRSIAS NA ANÁLISE DA PAISAGEM

Experimentações no ensino de projeto da paisagem

  • Hugo Kamiya Tsutsui
  • Vanessa Alves Cordeiro
  • Katia Atsumi Nakayama
  • Maria Bárbara Guimarães
Palavras-chave: cartografia de controvérsias, humano e não-humano, ensino, projeto da paisagem, sistema de espaços livres

Resumo

Partimos da necessidade premente de reformulação da práxis do projeto da paisagem diante das crises socioambientais, propondo inflexões e críticas acerca da racionalidade antropocêntrica, que se constituiu desde a modernidade Ocidental, em relação à natureza. A partir da cartografia de controvérsias, foi proposta uma atividade de análise cartográfica aos alunos da disciplina de Paisagismo 2, na Universidade Federal de Mato Grosso, cujo escopo é o Sistema de Espaços Livres. O artigo busca descrever, por meio de um relato de experiência, os processos e resultados da atividade, demonstrando avanços, como uma maior percepção, pelos discentes, sobre as relações humanas e não-humanas na paisagem, e limitações, como o curto tempo da atividade para amadurecer conceitos complexos.
Publicado
2024-06-06
Como Citar
KAMIYA TSUTSUI, H.; ALVES CORDEIRO, V.; ATSUMI NAKAYAMA, K.; BÁRBARA GUIMARÃES, M. CARTOGRAFIA DE CONTROVÉRSIAS NA ANÁLISE DA PAISAGEM: Experimentações no ensino de projeto da paisagem. PIXO - Revista de Arquitetura, Cidade e Contemporaneidade, v. 8, n. 29, p. 464-479, 6 jun. 2024.