EU SÓ QUERIA ANDAR EM PAZ

A vivência trans e padrões de violência em bairros de João Pessoa/PB

  • Abraão Pinto de Oliveira Nóbrega
  • Ana Gomes Negrão
Palavras-chave: violência urbana, violação estimativa de densidade, transfobia, interseccionalidade, movimento potencial

Resumo

Este artigo traz sobreposições de análises envolvendo o potencial de movimento, utilizando a lógica social do espaço, com o geoprocessamento de dados sobre violência contra pessoas trans — gerados a partir da interpolação de densidade estimativa (kernel heatmap) das experiências mapeadas. Como estudo de caso utilizou um recorte espacial na zona sul de João Pessoa, PB. Objetiva apontar possíveis relações do perfil de violência transfóbica com o espaço urbano. Para isso, o método consistiu no levantamento das hostilidades vivenciadas com um questionário que, posteriormente, foram levadas ao software Qgis 3.22 e interpoladas. Concomitantemente, foi realizada a análise angular de segmentos no Depthmap X da malha viária e, por fim, feita a sobreposição dessas interfaces. Como resultado, evidencia-se a tendência de afinidade entre tipos distintos de violência com os níveis de integração da malha viária, considerando o movimento potencial.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2024-12-06
Como Citar
PINTO DE OLIVEIRA NÓBREGA, A.; GOMES NEGRÃO, A. EU SÓ QUERIA ANDAR EM PAZ: A vivência trans e padrões de violência em bairros de João Pessoa/PB. PIXO - Revista de Arquitetura, Cidade e Contemporaneidade, v. 8, n. 30, p. 166-185, 6 dez. 2024.
Seção
Artigos e Ensaios