A CIDADE EDUCADORA E AS DIFERENÇAS DE SEXO, SEXUALIDADE E GÊNERO

  • Rodrigo da Silva Vital
  • Letícia Moreira Rocha
Palavras-chave: cidade educadora, educação, LGBTI , urbanismo, diversidade

Resumo

Considerando as ideias de cidade educadora, o presente estudo é um ensaio crítico que problematiza as relações educativas entre as cidades e os sujeitos que habitam, sobretudo no contexto da diversidade e/ou das diferenças de sexo, sexualidade e gênero. Para isso, nós fizemos uma análise argumentativa-interpretativa de uma pesquisa empírica, realizada em 2022 e que produziu conhecimentos sobre a relação das e dos estudantes LGBTI+ com/nas cidades, considerando a produção teórica de Michel de Certeau — os usos que os sujeitos fazem da/na cidade no cotidiano. Compreendendo que as relações com/no lugar ou cidade incide nas experiências de si das/dos estudantes LGBTI+, surge a hipótese de que toda cidade educa - uma educação que pode reforçar ou transformar a relação cidade-cisheteronormatividade sobre a inclusão-exclusão na urbanidade das pessoas LGBTI+.

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Publicado
2024-12-07
Como Citar
DA SILVA VITAL, R.; MOREIRA ROCHA, L. A CIDADE EDUCADORA E AS DIFERENÇAS DE SEXO, SEXUALIDADE E GÊNERO. PIXO - Revista de Arquitetura, Cidade e Contemporaneidade, v. 8, n. 30, p. 486-501, 7 dez. 2024.
Seção
Artigos e Ensaios