OS OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NO ENSINO DE COMPONENTES CURRICULARES APLICADOS À ARQUITETURA E URBANISMO

  • Sergio Rafael Cortes de Oliveira
  • Tanisse Paes Bóvio Barcelos Cortes
Palavras-chave: sustentabilidade, metodologias ativas, Aprendizagem Baseada em Projetos, Arquitetura e Urbanismo

Resumo

A incorporação da sustentabilidade no Ensino Superior é de eminente importância. Isso pode ser feito utilizando ferramentas pedagógicas atraentes, como as metodologias ativas, que promovem um processo de ensino-aprendizagem centrado no discente. Um exemplo é a Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), em que os conhecimentos são aplicados de maneira prática na resolução de um problema. Este trabalho tem por objetivo apresentar resultados de experiências avaliativas de levantamentos de campo acerca da Agenda 2030, em componentes curriculares de cursos superiores de graduação e pós-graduação relacionados à Arquitetura e Urbanismo. Com a utilização de conhecimentos de Estatística, de Metodologia e do tema, os discentes construíram os percursos das pesquisas. O texto perpassa pontos relativos à sustentabilidade, às metodologias ativas e à ABP, culminando nos resultados práticos da atividade. Por meio da ação desenvolvida foi possível estimular a formação crítica comprometida com as responsabilidades técnica e social, além da formação cidadã e ética.

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Publicado
2025-01-31
Como Citar
RAFAEL CORTES DE OLIVEIRA, S.; PAES BÓVIO BARCELOS CORTES, T. OS OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NO ENSINO DE COMPONENTES CURRICULARES APLICADOS À ARQUITETURA E URBANISMO. PIXO - Revista de Arquitetura, Cidade e Contemporaneidade, v. 8, n. 31, p. 34-59, 31 jan. 2025.
Seção
Artigos e Ensaios