CIDADES EDUCADORAS NA GRANDE VITÓRIA

Um panorama infantojuvenil

  • Liziane de Oliveira Jorge
  • Caroline Souza Rossoni Sisquini
Palavras-chave: cidades educadoras, cidade e natureza, nutrição infantil, espaço público, infância e adolescência

Resumo

O campo educacional transcende os espaços tradicionais de educação formal para reposicionar a cidade como território vital de práticas educacionais emancipatórias, vitais para o desenvolvimento infantojuvenil. O contato com a natureza combate a obesidade, aflora os sentidos, a criatividade, e favorece o exercício do brincar livre, forma espontânea para a realização de atividades físicas e lúdicas por crianças. À luz dos princípios das Cidades Educadoras, o trabalho procede o mapeamento e a análise de dados relativos às condições de vida urbana dos municípios da Grande Vitória (GV) - ES, no recorte da infância. Investiga dados nutricionais, espaços públicos e equipamentos significativos que empregam os princípios das Cidades Educadoras na GV. Conclui-se que regiões periféricas e de baixa renda apresentam maior índice de excesso de peso em crianças e adolescentes, menor disponibilidade de espaços públicos, bem como menor oferta de equipamentos culturais, de lazer, esportivos e educacionais, reafirmando assimetrias intraurbanas.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2025-01-31
Como Citar
DE OLIVEIRA JORGE, L.; SOUZA ROSSONI SISQUINI, C. CIDADES EDUCADORAS NA GRANDE VITÓRIA: Um panorama infantojuvenil. PIXO - Revista de Arquitetura, Cidade e Contemporaneidade, v. 8, n. 31, p. 60-83, 31 jan. 2025.
Seção
Artigos e Ensaios