CIDADES EDUCADORAS NA GRANDE VITÓRIA
Um panorama infantojuvenil
Resumo
O campo educacional transcende os espaços tradicionais de educação formal para reposicionar a cidade como território vital de práticas educacionais emancipatórias, vitais para o desenvolvimento infantojuvenil. O contato com a natureza combate a obesidade, aflora os sentidos, a criatividade, e favorece o exercício do brincar livre, forma espontânea para a realização de atividades físicas e lúdicas por crianças. À luz dos princípios das Cidades Educadoras, o trabalho procede o mapeamento e a análise de dados relativos às condições de vida urbana dos municípios da Grande Vitória (GV) - ES, no recorte da infância. Investiga dados nutricionais, espaços públicos e equipamentos significativos que empregam os princípios das Cidades Educadoras na GV. Conclui-se que regiões periféricas e de baixa renda apresentam maior índice de excesso de peso em crianças e adolescentes, menor disponibilidade de espaços públicos, bem como menor oferta de equipamentos culturais, de lazer, esportivos e educacionais, reafirmando assimetrias intraurbanas.Downloads
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