VIOLÊNCIA URBANA, DIREITO À CIDADE E AÇÕES EDUCATIVAS

O Território Educativo das Travessias no alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Educação

  • Carolina Clasen
  • Jorge Bassani
  • Adriana Lima
  • Camila Sawaia
Palavras-chave: Centro de São Paulo, mapografias urbanas, território das travessias, Virada da Educação, Agenda 2030

Resumo

O artigo analisa como, em um contexto de abandono e violência no centro de São Paulo, um coletivo de escolas públicas de educação infantil promovem ações alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. Nos bairros República e Consolação, o Território Educativo das Travessias destaca-se ao integrar crianças, educadores, famílias e a comunidade local. Iniciativas como o Cortejo da Virada da Educação demonstram como a cidade pode ser um espaço inclusivo e educativo. A presença das crianças no espaço urbano questiona o direito à cidade, confrontando os dados de segurança pública e explora os desafios em potencial para a educação no ambiente urbano. Fundamentado em autores como Bassani e Careri, o artigo aborda o caminhar e o mapear como prática de resistência. Os registros do Grupo de Estudo de Mapografias Urbanas (GeMAP) evidenciam como essas ações promovem uma educação infantil inclusiva, inovadora e de qualidade em contextos urbanos complexos.

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Publicado
2025-01-31
Como Citar
CLASEN, C.; BASSANI, J.; LIMA, A.; SAWAIA, C. VIOLÊNCIA URBANA, DIREITO À CIDADE E AÇÕES EDUCATIVAS: O Território Educativo das Travessias no alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Educação. PIXO - Revista de Arquitetura, Cidade e Contemporaneidade, v. 8, n. 31, p. 84-97, 31 jan. 2025.
Seção
Artigos e Ensaios