PERSPECTIVAS DE GÊNERO NA INFÂNCIA

Construindo igualdade desde a escola

  • Sofia Vezzaro Taiarol
  • Mariana Coviello Rei Rebelo Pereira
  • Vera Regina Tângari
  • Giselle Arteiro Nielsen Azevedo
Palavras-chave: Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, gênero, infâncias, escola, Rio de Janeiro

Resumo

Este artigo tem como objetivo explorar como meninas, estudantes de uma escola municipal do Rio de Janeiro, percebem a igualdade de gênero, a partir de suas vivências, e como isso afeta seu comportamento em espaços predominantemente masculinos, seja na escola, no pátio ou na própria cidade. As pesquisadoras acompanharam as experiências e oficinas em campo realizadas em sala de aula, com a supervisão dos professores, e também durante os momentos de recreio, onde, teoricamente, elas teriam maior liberdade. As reflexões destacam a importância de abordar questões de gênero no ambiente escolar, mostrando como essa discussão impacta não apenas as estudantes, mas todo o gênero feminino, que compartilham essas vivências enquanto mulheres que habitam e resistem em espaços historicamente masculinos. Assim, a promoção da igualdade de gênero na escola revela-se essencial para a construção de uma sociedade mais justa, equitativa e consciente.

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Publicado
2025-01-31
Como Citar
VEZZARO TAIAROL, S.; COVIELLO REI REBELO PEREIRA, M.; REGINA TÂNGARI, V.; ARTEIRO NIELSEN AZEVEDO, G. PERSPECTIVAS DE GÊNERO NA INFÂNCIA: Construindo igualdade desde a escola. PIXO - Revista de Arquitetura, Cidade e Contemporaneidade, v. 8, n. 31, p. 108-121, 31 jan. 2025.
Seção
Artigos e Ensaios