ENLACES PRESENTE-PASSADO-FUTURO

Reflexões sobre a educação patrimonial em contextos pós-industrias

  • Mariana Tavares Lafolga
  • Ana Elísia da Costa
Palavras-chave: educação patrimonial, patrimônio industrial, projeto Caminho Fabril, memórias operárias

Resumo

A educação patrimonial na contemporaneidade questiona o que se considera patrimônio e busca problematizá-lo desde o presente, prospectando a construção de futuros-outros. Sua ação, portanto, é comunicativa, reflexiva e emancipatória. Sob essa perspectiva, o artigo reflete sobre seus papéis em contextos pós-industriais e desenvolve um estudo de caso qualitativo-exploratório sobre o projeto “Caminho Fabril: patrimônio industrial da cidade do Rio Grande” da Universidade Federal de Pelotas. Objetivando analisar seus enunciados e limitações e potencialidades de suas práticas, são feitas pesquisas bibliográfica, documental e de campo a partir de informações do seu website e da participação em suas caminhadas. Conclui-se que o projeto sustenta enunciados ligados à democratização da cultura e que, embora valorize a autonomia dos sujeitos, o diálogo e a participação comunitária, apresenta limitações para problematizar as relações presente-passado-futuro do patrimônio. Sem destituir méritos, espera-se contribuir para o aprimoramento do projeto, assim como de outros que se voltam a áreas pós-industriais.

Publicado
2025-08-24
Como Citar
TAVARES LAFOLGA, M.; DA COSTA, A. E. ENLACES PRESENTE-PASSADO-FUTURO: Reflexões sobre a educação patrimonial em contextos pós-industrias. PIXO - Revista de Arquitetura, Cidade e Contemporaneidade, v. 9, n. 34, p. 224-239, 24 ago. 2025.