ENLACES PRESENTE-PASSADO-FUTURO
Reflexões sobre a educação patrimonial em contextos pós-industrias
Resumo
A educação patrimonial na contemporaneidade questiona o que se considera patrimônio e busca problematizá-lo desde o presente, prospectando a construção de futuros-outros. Sua ação, portanto, é comunicativa, reflexiva e emancipatória. Sob essa perspectiva, o artigo reflete sobre seus papéis em contextos pós-industriais e desenvolve um estudo de caso qualitativo-exploratório sobre o projeto “Caminho Fabril: patrimônio industrial da cidade do Rio Grande” da Universidade Federal de Pelotas. Objetivando analisar seus enunciados e limitações e potencialidades de suas práticas, são feitas pesquisas bibliográfica, documental e de campo a partir de informações do seu website e da participação em suas caminhadas. Conclui-se que o projeto sustenta enunciados ligados à democratização da cultura e que, embora valorize a autonomia dos sujeitos, o diálogo e a participação comunitária, apresenta limitações para problematizar as relações presente-passado-futuro do patrimônio. Sem destituir méritos, espera-se contribuir para o aprimoramento do projeto, assim como de outros que se voltam a áreas pós-industriais.
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