MUSEU DA USINA

Um Retrato do Abandono e das Disputas Imobiliárias

  • Claudia Aparecida De Souza Ferreira
  • Lesy Duarte de Andrade
Palavras-chave: Museu da Usina, patrimônio industrial, verticalização, pressão imobiliária, insolação, desenvolvimento urbano

Resumo

O Museu da Usina, localizado em Imbituba, Santa Catarina, é um símbolo da história industrial brasileira e um testemunho da evolução urbana da região. No entanto, sua trajetória recente é marcada por disputas imobiliárias, descaso do poder público e a suspensão de suas atividades, levantando questões sobre a preservação do patrimônio cultural, a verticalização no entorno do bem tombado e a pressão do mercado imobiliário. Este artigo busca relatar o breve histórico do museu, analisar as tensões em torno de sua preservação e do seu entorno. O artigo conclui que a verticalização, quando implementada de maneira equilibrada, pode impulsionar a vitalidade urbana e contribuir para a preservação do patrimônio cultural; no entanto, seu excesso representa uma ameaça à identidade coletiva e à memória histórica.

Publicado
2025-08-24
Como Citar
DE SOUZA FERREIRA, C. A.; DUARTE DE ANDRADE, L. MUSEU DA USINA: Um Retrato do Abandono e das Disputas Imobiliárias. PIXO - Revista de Arquitetura, Cidade e Contemporaneidade, v. 9, n. 34, p. 292-303, 24 ago. 2025.