RELAÇÕES ENTRE MOBILIDADE ATIVA E CONFIGURAÇÕES URBANAS
Um estudo sobre a divisão modal no Brasil
Resumo
A busca por uma mobilidade urbana sustentável exige mudanças nos padrões de deslocamento, priorizando a mobilidade ativa. A Lei nº 12.587/2012, que institui a Política Nacional de Mobilidade Urbana, determina que municípios com mais de 20 mil habitantes devem elaborar e aprovar seus Planos de Mobilidade Urbana. Diante a esta exigência e à importância da luta por cidades mais sustentáveis, este estudo visa analisar se as características de Divisão Modal (DM), encontradas nos planos de mobilidade já elaborados, possuem relação ou são influenciadas pelas características socioeconômicas e configuracionais dos municípios, como densidade de intersecções, vias e populacional. Os resultados demonstram a relação das condicionantes utilizadas com os padrões de mobilidade ativa no Brasil, indicando caminhos que podem ser percorridos para que os planos de mobilidade reflitam, com maior precisão, a realidade das cidades brasileiras, encontrando evidências para contribuir para a efetivação das metas do ODS 2030.Downloads
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