TECNOLOGIAS ANTIGAS E ATUAIS
Fotografia, Velocidade e Patrimônio Industrial
Resumo
A fotografia, uma tecnologia seminal nos países que se industrializaram no século do seu surgimento, manifestou-se em todos os estratos sociais – do doméstico aos grandes eventos – atuando como registro e instrumento da ciência, política, guerra e religião. Sua utilização apresentou tanto benefícios quanto consequências adversas. Caracterizada por uma contínua insatisfação, a fotografia evoluiu em formato, processo e dispositivo, tornando quase irreconhecível a sua forma atual em comparação com as práticas do século XIX. A superação de câmeras robustas, processos nocivos e baixa sensibilidade à luz marcou uma transição motivada pela busca incessante por velocidade, um imperativo que a define. Essa trajetória de quase dois séculos da fotografia ilustra com precisão a “dromologia” de Paul Virilio: a lógica da velocidade e da aceleração que perpassa a modernidade. Este conceito se aplica para demonstrar como a indústria fotográfica, enquanto fenômeno significativo, transcendeu sua função primordial. Sua materialidade se converteu em “tempo fossilizado”, e seus sentidos em uma “sala de espelhos” que reflete um objeto em constante transformação. A trajetória dromológica da fotografia não só desvenda o processo industrial de seu desenvolvimento, mas também aponta para como os tratamentos temporais, imbuídos de valor histórico, reconfiguram antigos espaços fabris em patrimônio, evidenciando a indissociável ligação entre tecnologia, celeridade e a construção da memória.
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