PATRIMÔNIO INDUSTRIAL E CIDADE, TRANSFORMAÇÕES E NOVAS VOCAÇÕES
O caso de Cerrito e Pedro Osório
Resumo
Este artigo apresenta um estudo morfológico focado nas transformações da configuração viária e suas associações com elementos importantes do patrimônio industrial, considerando ainda, o contexto ambiental no qual essas áreas estão inseridas. Para isso, apresenta-se uma análise realizada para o caso das cidades de Cerrito e Pedro Osório e suas estações ferroviárias. O estudo é realizado por meio de análise de grafos, com aplicação do modelo de centralidade de Krafta (1994). Os resultados indicam que, apesar do crescimento urbano ter ocorrido em locais distantes das estações ferroviárias, elas ainda se encontram em áreas privilegiadas em centralidade na malha viária. Ressalta-se a necessidade de proteção e de revisão dos usos do patrimônio industrial na cidade contemporânea, considerando seu posicionamento espacial em relação a áreas ambientalmente sensíveis e simultaneamente estratégicas para os interesses econômicos.
A revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores. O Conselho Editorial não se responsabiliza por opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos publicados. Os trabalhos aceitos para publicação passam a ser de propriedade da Revista PIXO, não podendo, o autor, reclamar, em qualquer época ou sob qualquer pretexto, remuneração ou indenização pela publicação. A reimpressão, total ou parcial, dos trabalhos publicados é sujeita à autorização expressa dos Editores. Obs. Cabe(m) ao(s) autor(es) as devidas autorizações de uso de imagens com direito autoral protegido (Lei nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998), que se realizará com o aceite no ato do preenchimento da ficha de inscrição via web.
.png)