PATRIMÔNIO INDUSTRIAL E CIDADE, TRANSFORMAÇÕES E NOVAS VOCAÇÕES

O caso de Cerrito e Pedro Osório

  • Sarah Juliane Dorneles da Silva
  • Maurício Couto Polidori
Palavras-chave: configuração urbana, patrimônio industrial, morfologia urbana, paisagem histórica urbana, centralidade

Resumo

Este artigo apresenta um estudo morfológico focado nas transformações da configuração viária e suas associações com elementos importantes do patrimônio industrial, considerando ainda, o contexto ambiental no qual essas áreas estão inseridas. Para isso, apresenta-se uma análise realizada para o caso das cidades de Cerrito e Pedro Osório e suas estações ferroviárias. O estudo é realizado por meio de análise de grafos, com aplicação do modelo de centralidade de Krafta (1994). Os resultados indicam que, apesar do crescimento urbano ter ocorrido em locais distantes das estações ferroviárias, elas ainda se encontram em áreas privilegiadas em centralidade na malha viária. Ressalta-se a necessidade de proteção e de revisão dos usos do patrimônio industrial na cidade contemporânea, considerando seu posicionamento espacial em relação a áreas ambientalmente sensíveis e simultaneamente estratégicas para os interesses econômicos.

Publicado
2025-07-04
Como Citar
DORNELES DA SILVA, S. J.; COUTO POLIDORI, M. PATRIMÔNIO INDUSTRIAL E CIDADE, TRANSFORMAÇÕES E NOVAS VOCAÇÕES: O caso de Cerrito e Pedro Osório. PIXO - Revista de Arquitetura, Cidade e Contemporaneidade, v. 9, n. 33, p. 244-257, 4 jul. 2025.